Numa partida muito movimentada e disputada, o Rio Branco venceu o Atlético por 3 a 2, na tarde ensolarada deste domingo, em Paranaguá. A vitória deixou o Leão da Estradinha na liderança isolada do Grupo A, com 6 pontos conquistados. O Atlético caiu para a terceira colocação, com 3 pontos.
Os gols do Rio Branco foram marcados após erros da defesa atleticana, que foram amenizados pelo técnico interino. "Nós tivemos muito mais méritos do que defeitos. Pecamos no último toque, perdemos oito ou sete chances de gol", afirmou Vinícius Eutrópio, que ressaltou o pouco tempo de trabalho. Uma semana de treinamento até aqui.
Na próxima rodada, o Atlético faz a sua estréia em casa. Na quarta-feira, o Furacão enfrenta o Nacional de Rolândia. O Rio Branco volta a campo contra o Cianorte, no Estádio Albino Turbay.
O jogo
O forte calor em Paranaguá, com temperatura próxima aos 40 graus, deixou as equipes com um ritmo mais moderado nos primeiros minutos da partida. Mesmo assim, o time da casa tomava a iniciativa do confronto e o setor de marcação atleticano fazia faltas repetidas para segurar o ataque do Rio Branco.
Tanto Rio Branco quanto o Atlético não demonstravam muita técnica e a marcação era mais notada que a criação. As irregularidades do gramado e o intenso calor deixavam ainda mais aparente essa situação. Porém, no toque de bola o Furacão começou a se impor e dominava os anfitriões, depois dos 15 minutos.
Mesmo com mais presença ofensiva, as chances do Atlético chegar ao gol de Vilson eram todas de bola parada. Na primeira vez que chegou tocando a bola, o Rubro-Negro marcou o gol. Cristian fez boa jogada pela direita e cruzou para a área, a defesa parnanguara falhou e Pezzolano bateu firme para colocar a bola no fundo da meta do goleiro Vilson, aos 25 minutos do primeiro tempo.
O Rio Branco ficou abalado com o gol e não conseguia sair com qualidade para o ataque. O Atlético melhorou muito do meio para frente e sufocava a equipe de Paranaguá, o uruguaio Pezzolano e o meia Cléverson conseguiam criar boas jogadas no ataque. Num contra-ataque rápido do Rio Branco, Tiago Cardoso fez uma excelente defesa para manter a vantagem no placar.
O Leão da Estradinha voltou a equilibrar as ações em campo, após os 30 minutos, e a partida ganhou em movimentação. Os dois times alternavam bons momentos de ataque. Empolgado no gramado, o Rio Branco chegou ao gol de empate aos 43 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Rodrigo subiu mais que a defesa do Furacão e colocou a bola no fundo do barbante do goleiro Tiago Cardoso, antes de entrar a redonda desviou em Pezzolano e tirou o arqueiro da jogada.
Segundo tempo
A primeira etapa, apesar do sol escaldante, foi bastante movimentada, com os dois times correndo muito. Nos últimos 45 minutos, o Rio Branco voltou mais determinado e logo com um minuto desempatou a partida. Em outra cobrança de escanteio fechada, a zaga atleticana falhou e o zagueiro Rodrigo desviou a bola laranja para dentro da meta de Tiago Cardoso. O segundo gol incendiou a torcida na Estradinha, que empurrava o Rio Branco para cima do Atlético atrás do terceiro gol.
O Rubro-Negro sentiu a pressão do Leão da Estradinha e começou a falhar no sistema defensivo, a saída de bola também não tinha a mesma qualidade apresentada no primeiro tempo. Porém, assim como na etapa inicial, o Atlético voltou a se acertar em campo depois dos 15 minutos e a partida voltou a ficar aberta. As duas equipes procuravam o gol com muita vontade.
Aos 32, Jancarlos cobrou falta na área e o goleiro Vilson, pressionado, soltou a bola. Alan Bahia aproveitou e estufou as redes do Rio Branco, para empatar para o Furacão. Os jogadores do Leão reclamaram muito de uma falta no goleiro, mas o árbitro confirmou o gol.
Quando parecia que o Rubro-Negro iria liquidar a fatura e marcar o terceiro, o Rio Branco chegou as redes novamente e definiu o placar. O lateral-direito Baiano fez grande jogada, teve fôlego no final da partida e com velocidade passou pela zaga atleticana. A finalização foi firme e rasteira, Tiago Cardoso não pôde fazer nada no lance. Final de partida Rio Branco 3 a 2.
Veja algumas imagens da partida em Paranaguá
Veja a ficha técnica da partida
Confira os outros resultados da rodada
Veja como ficou a classificação após a 1.ª rodada do Paranaense 2006
Deixe sua opinião