O ano de 2007 promete ser o mais importante dos 93 anos de história do Rio Branco de Paranaguá. Além de tentar superar a boa campanha do último Campeonato Paranaense, quando o clube foi o quarto colocado, o Leão da Estradinha também vai participar da Copa do Brasil pela primeira vez. A estréia será contra o Avaí, em casa, no dia 14 de fevereiro.
A vaga no torneio nacional foi conseguida graças a classificação do Paraná para a Libertadores deste ano. Com isso, abriu-se uma vaga para o estado no Copa do Brasil, que acabou premiando a campanha no Estadual de 2006, quando a equipe foi dirigida por Itamar Bernardes, que atualmente comanda o Adap Galo Maringá.
Mesclando jogadores da campanha do ano passado no Paranaense, como os laterais Baiano e Cleomir, além dos atacantes Negreiros e Ratinho, a meta do técnico Saulo de Freitas é fazer bonito nas duas competições deste primeiro semestre. "O nosso objetivo é fazer um bom Paranaense, já que no ano passado o clube ficou em quarto lugar, e depois pensar na Copa do Brasil", analisou o "Tigre da Vila", apelido que Saulo ganhou quando atuava no ataque no Paraná, nos anos 90.
Entre os reforços, destaque para a parceria que o Rio Branco firmou com a empresa SM Sports, do empresário e presidente do Iraty, Sérgio Malucelli. Por enquanto, a sociedade já levou para Paranaguá 14 jogadores: os goleiros Valter e Fabrício, os zagueiros Marcos Paulo e Nelinho, o lateral-esquerdo Elvis, os volantes Mini e Paulo Augusto, os meias Lúcio Flávio e Roger, o meia-atacante Biro e os avantes Roberto Pichou, Jéferson, Jônatas e Fernando.
Pichou, aliás, é uma grande promessa, uma vez que foi o goleador do Paranaense Sub-20 de 2006, com 22 gols. "Minha meta pessoal é conseguir a artilharia do Estadual deste ano e ajudar o Rio Branco", sentenciou o jovem. A diretoria do Leão ainda promoveu o goleiro Diego, os volantes Duda e Tisset, e contratou e Fábio Garcia, vindo do Atlético de Sorocaba-SP.
De acordo com o supervisor do clube, Abílio Bezerra, o time já mostrou sua força no ano passado e quer surpreender, principalmente na Copa do Brasil. "Nós precisamos ir para a Copa do Brasil pensando em passar pela primeira, segunda, terceira fase, para atingir algo neste campeonato", comentou o dirigente.
A estréia do Rio Branco acontece neste domingo, às 16h, contra o Coritiba, no Estádio Pinheirão, em Curitiba. O clube não poderá atuar em Paranaguá por conta da perda do mando de campo recebida no último Estadual. Apesar da distância, a torcida do time que vier até a capital paranaense terá a sua disposição uma carga de 3.500 ingressos para assistir ao jogo.
História
O Rio Branco Esporte Clube foi fundado no dia 13 de outubro de 1913. O seu estádio é o Nélson Medrado Dias, carinhosamente chamado de "Estradinha" pelos seus torcedores. A capacidade do campo é para 8.500 lugares.
Reforços
Os seguintes jogadores reforçam o Rio Branco para o Paranaense: Valter, Fabrício, Marcos Paulo, Nelinho, Elvis, Mini, Roger, Paulo Augusto, Biro, Lúcio Flávio, Roberto Pichou, Jônatas, Jéferson e Fernando (ex-Iraty), Thierson e Alan Rodrigo (ex-Londrina), Leonardo e Sérgio (ex-Criciúma), Fábio Garcia (Atlético Sorocaba-SP).
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou