Ao ritmo de funk, a seleção do Rio de Janeiro levantou, neste domingo (4), em Curitiba, a taça de campeão do segundo Torneio de Seleções de futebol americano. Com uma vitória por 20 a 7 sobre o Paraná, no estádio Egidio Pietrobelli, em Santa Felicidade, os atletas fluminenses confirmaram o favoritismo e passaram por cima dos donos da casa.
O triunfo carioca representa uma volta por cima. No ano passado, apesar de favorita, a equipe havia sido derrotada por São Paulo na grande final. O Paraná também melhorou seu desempenho: passou de terceiro para segundo colocado.
O jogo
Para derrotar os favoritos, a tática paranaense consistia em tentar abrir uma vantagem logo no início e depois jogar ao lado do cronômetro. A técnica e a força física dos visitantes, no entanto, foi fundamental para que a estratégia do Paraná não saísse do papel.
Aproveitando-se do nervosismo e dos muitos erros ofensivos do Paraná, o Rio de Janeiro abriu dois touchdowns de vantagem logo na metade do confronto. No terceiro quarto, ampliou a vantagem, mas não converteu o ponto extra e parou em 20 pontos. Perto do fim, os donos da casa chegaram à end zone adversária para marcar os "pontos de honra". Na hora da comemoração, o campo do Clube Iguaçu virou, literalmente, um baile funk.
Sucesso
Para o presidente da Federação Paranaense de Full Pad (FPFP) e organizador do Torneio de Seleções, Adan Rodriguez, os três dias de disputa em Curitiba podem ser considerados um sucesso.
"Fiquei muito feliz com a organização e com a qualidade técnica dos times. A evolução dos jogadores, do ano passado para cá, foi muito grande. Além disso, com gente de vários estados aqui, tivemos uma troca muito legal entre as culturas. E o público - que na final foi de cerca de 1,2 mil pessoas - ajudou com cerca de 600 kg de alimentos para doação", disse, por telefone, à Gazeta do Povo, logo depois do encerramento.
Outros jogos
Na disputa pelo quinto lugar, logo às 8h30, Santa Catarina se aproveitou do cansaço de Mato Grosso - que havia jogado no dia anterior até 22h - e aplicou o maior placar do torneio: 46 a 0. À tarde, São Paulo bateu a Paraíba por 20 a 12 e ficou com o terceiro posto da competição.
Embora o Torneio de Seleções tenha terminado, a bola oval volta a voar em Curitiba já no próximo dia 17 de abril, também no campo do Clube Iguaçu. Pelo Campeonato Paranense, rodada dupla, com o Barigüi Crocodiles encarando o Curitiba Brown Spiders e o Curitiba Hurricanes enfrentando o Foz do Iguaçu Black Sharks.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa