Depois de conquistar duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos, as meninas da equipe brasileira de nado sincronizado têm um desafio bem mais difícil pela frente. De 12 a 14 de outubro, a elite mundial da modalidade estará reunida no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, para a disputa da segunda edição do Troféu Mundial, que terá transmissão ao vivo do SporTV. A entrada para as apresentações é franca.

CARREGANDO :)

- É um campeonato muito importante. Depois das Olimpíadas e do campeonato mundial, é a competição de maior peso. Ele foi criado para dar maior visibilidade ao esporte. O melhor do nado sincronizado no mundo vai estar aqui – diz a coordenadora de nado sincronizado da CBDA, Sônia Hercowitz, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.

Oito seleções vão participar do Troféu Mundial: Brasil, Rússia, Estados Unidos, México, Japão, Espanha, Itália e Egito. O torneio tem uma peculiaridade: diferentemente de competições como o Pan, as Olimpíadas e o Mundial, o Troféu avalia apenas a impressão artística das apresentações – dueto, equipe (oito componentes) e combinada (dez componentes).

Publicidade

- É uma competição em que você pode criar o que quiser. Não existe a prova de rotina técnica que inclui uma listagem de elementos obrigatórios, pré-determinados pela regra. Tudo é livre, por isso é mais artístico. São provas muito bonitas – explica Sônia.