O Rio de Janeiro será palco, a partir desta quinta-feira, da última etapa do Oi Kitesurf 2005, o Circuito Brasileiro de Kitesurfe. As disputas serão realizadas na Praia da Barra da Tijuca.
No masculino, o paulista Guilherme "Guilly" Brandão já garantiu o tricampeonato por antecipação, enquanto no feminino a briga pelo título envolve a carioca Carol Freitas, tricampeã brasileira, e a catarinense Alexandra Amin, a Xanda.
- Fiquei muito feliz de ter vencido em Salvador e poder trazer a decisão para o Rio. Agora é me concentrar e tentar ganhar - disse Xanda, segunda colocada no ranking.
- Fui mal na minha bateria e a Xanda andou melhor. Agora tem a etapa do Rio, onde velejo todos os dias, e espero poder conquistar o tetra em casa - disse Carol.
Além de decidir o título no feminino, a etapa do Rio ganha importância ainda por causa da definição da seleção brasileira de kitesurfe, a primeira equipe nacional permanente de um esporte radical. A seleção é formada pelos três primeiros do ranking masculino e as duas melhores no feminino.
No masculino, Guilly e o carioca Reno Romeu, vice-líder, já estão garantidos, enquanto Victor Ádamo, de São Paulo, Kleber Pinho, do Ceará, e Ricardo Cardoso, do Rio Grande Norte, são os favoritos na disputa pela terceira vaga. No feminino, além de Carol e Xanda, a carioca Bia Lopes ainda pode buscar uma das vagas na seleção.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”