A Regata Volta ao Mundo prossegue neste sábado, dia 25, com a disputa local, na Baía de Guanabara. Os seis barcos que participaram da quarta etapa, entre Wellington, na Nova Zelândia, e Rio de Janeiro, vão para a água a partir das 10h30m em busca dos 3,5 pontos que serão dados ao vencedor da prova.

CARREGANDO :)

A largada está prevista para as 13h e a regata terá transmissão ao vivo pelo SporTV. O percurso deverá ser barla-sota, com cerca de 4 milhas entre as bóias, num total de 30 a 35 milhas de distância total. A Praia do Flamengo, no Rio, e a Ponta do Gragoatá, em Niterói, são dois bons lugares para também se assistir à disputa. A Marina da Glória, onde se realiza a Vila da Regata, estará aberta ao público, a partir das 10h, e a entrada é gratuita. Os veleiros terão convidados ilustres na tripulação. O barco sueco terá a bordo a Princesa Victoria, filha da Rainha Sílvia. O Brasil 1 levará, como convidado, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Luís Fernando Furlan. Luciano Huck vai velejar no Piratas do Caribe. O barco espanhol terá como convidado o Embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peydró.

Três áreas estão reservadas para quem quiser acompanhar a regata em barcos – uma próxima à enseada de Jurujuba (Niterói), outra na enseada de Botafogo e a última na Ilha das Enxadas. A linha de barcos Rio-Niterói vai funcionar normalmente.

Publicidade

Torben Grael, comandante do Brasil 1, destacou, numa coletiva pela manhã, que há sempre "vantagens e desvantagens em competições em casa" e que outras equipes também possuem conhecimento do local e uma boa assessoria de velejadores brasileiros.

A regata do Rio marca quase a metade dos pontos em disputa na atual edição da Regata Volta ao Mundo. Na Baía de Guanabara, a competição tem pontuação que corresponde à metade da de uma perna. Até a chegada em Gotemburgo (Suécia), os veleiros vão disputar, além da regata deste sábado, mais cinco pernas, três regatas in-port e passarão por mais dois portões de pontuação. A classificação da Regata Volta ao Mundo é a seguinte: 1) Holanda 1, 49 pontos; 2) Holanda 2, 35; 3) Piratas do Caribe, 30,5; 4) Espanha, 28; 5) Brasil 1, 26,5; 6) Suécia, 21.