O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, lança o Rio de Janeiro como candidato a sede das Olimpíadas 2016, após reunião da Assembléia Geral do COB. O Rio é a terceira cidade a entrar na disputa, além de Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
Em coletiva realizada nesta sexta-feira, dia 1 de setembro, Nuzman oficilizou a candidatura e ressaltou a importância do sucesso do Pan Rio 2007. O prefeito Cesar Maia e os presidentes das 29 confederações brasileiras das modalidades olímpicas também estavam presentes.
"Os Jogos Pan-Americanos provêm uma oportunidade única para o Brasil sediar os Jogos Olímpicos. A experiência e o legado que estamos adquirindo, além das instalações que estão prontas ou em andamento serão fundamentais para esta conquista", diz Nuzman.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) começa a análise dos candidatos no segundo semestre de 2007, logo após a realização do Pan-Americano. De acordo com o calendário do COI, o anúncio da sede das Olimpíadas 2016 acontecerá em outubro de 2009.
A cidade é candidata a sede pela terceira vez. Concorreu aos Jogos de 2004 e 2012, mas não conseguiu sequer entrar na fase final da disputa.
"O Rio de Janeiro está maduro para receber as Olimpíadas. Setenta por cento das instalações de competição olímpica já foram criadas em função do Pan. A Prefeitura vai investir em transporte e em segurança para garantir a candidatura", diz o prefeito Cesar Maia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião