O prazo para o início das obras nos 12 estádios escolhidos para sediar a Copa do Mundo de 2014 terminou nessa segunda-feira. No entanto, há cidades-sede que nem sequer escolheram a empresa que será responsável pelas reformas (licitações paradas ou em andamento). Veja agora como está o andamento das obras para o Mundial do Brasil.
Morumbi, São Paulo
A questão não é o início das obras. O problema é que as mudanças que já foram feitas no estádio estão longe de deixá-lo pronto para sediar o jogo de abertura da Copa, como desejam os são-paulinos. O clube ainda precisa transformar o anel intermediário e o inferior em uma única arquibancada. Além disso, terá de construir um prédio anexo para abrigar imprensa, montar uma cobertura fixa e rebaixar o gramado.
Maracanã, Rio de Janeiro
No Rio, as obras começaram há 45 dias, com a perfuração do solo da área externa do estádio. O objetivo é descobrir os melhores locais para instalação de novas rampas de acesso. Neste mês será finalizado o processo de licitação para a segunda parte das obras.
Mineirão, Belo Horizonte
Não há atraso. As estruturas do estádio já estão sendo reforçadas. Em junho, começa a segunda etapa. O estádio será fechado para a demolição da geral, da arquibancada e para o rebaixamento do gramado. A previsão é que tudo esteja pronto até o fim de 2012 para a Copa das Confederações.
Arena da Baixada, Curitiba
Vai ser preciso mais R$ 100 milhões para a conclusão das obras. O Atlético-PR está disposto a arcar com 30% desse valor, mas o governo já anunciou que não colocará dinheiro publico no estádio. Este é o impasse. Fora isso, o cronograma de reforma do estadio esta sendo cumprido.
Beira-Rio, Porto Alegre
O Rio Grande do Sul aguarda a aprovação de um projeto de isenção de impostos para começar as obras. O encargo da Fifa para o Internacional prevê pequenas reformas como banco de reservas e vestiários, mas o clube vai começar pela cobertura do estádio.
Verdão, Cuiabá
As obras começaram dentro do prazo. As máquinas para demolição já estão a postos. O projeto do novo Verdão, em Cuiabá, prevê a construção de uma arena multiuso com capacidade para 42 mil pessoas. A expectativa é que o estádio fique pronto até dezembro de 2012.
Mané Garrincha, Brasília
O projeto dobra a capacidade do estádio e as obras vão começar com atraso por conta de uma briga política no Distrito Federal.
Vivaldão, Manaus
Obras começaram no dia 19 de março. O estádio Vivaldo Lima vai ser demolido até agosto, no lugar, será construída uma grande arena.
Machadão, Natal
O Estádio das Dunas será demolido e ainda não foi escolhida a empresa responsável pelas obras.
Fonte Nova, Bahia
Não há previsão para começar a demolição do estádio. O governo ainda aguarda algumas licenças para continuar com o serviço. Mas o canteiro de obras já foi instalado no local.
Arena Pernambuco, Recife
Uma das empresas que concorrem na licitação foi reprovada e entrou com recurso. Apesar do atraso, o governo se compromete a entregar a nova arena que será construída em Recife até 31 de dezembro de 2012, data limite da Fifa.
Castelão, Fortaleza
A reforma ainda está em processo de licitação. As obras vão começar pela parte externa com a ampliação do estacionamento. Só em janeiro de 2011 o Castelão será completamente fechado para reforma.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast