A organização dos Jogos Olímpicos de 2016 negociam a compra do estádio temporário de basquete usando em Londres, afirmou nesta sexta-feira o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

CARREGANDO :)

Paes assegurou que o acordo sobre a aquisição da Arena de Basquete está em andamento e disse, em tom de brincadeira, que depende que Londres "faça um desconto" no preço. A Arena de Basquete é uma estrutura temporária de mil toneladas de aço, com fachada e cobertura de PVC, que mede 20 mil metros quadrados.

O local tem capacidade para 12 mil espectadores, e em Londres, recebeu as partidas da primeira fase do basquete e da segunda fase do handebol. O prefeito de Londres, Boris Johnson, disse que todas as instalações temporárias do parque olímpico que o Rio deseja e todos os serviços que forem emprestados à cidade brasileira terão "preços razoáveis".

Publicidade

Johnson afirmou que Londres está disposta a emprestar sua experiência ao Rio em diversas áreas, incluindo a gestão de estádios esportivos, a venda de entradas e consultoria.

Nos últimos anos, várias empresas britânicas assinaram contratos com a organização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos que somam um valor de 50 milhões de libras (R$ 157,6 milhões), segundo dados da Prefeitura londrina. Eduardo Paes disse que um desses contratos assinados entre Brasil e Reino Unido é a construção do Parque Olímpico do Rio, que ficará a cargo de uma empresa britânica.

O prefeito carioca disse que o Rio usará as lições de Londres e seguirá o exemplo da capital da Grã Bretanha para sediar os melhores Jogos Olímpicos da história, apesar das diferenças econômicas entre as duas cidades.

"Londres não desperdiçou dinheiro em coisas loucas. Nós faremos o mais simples possível. A maioria das instalações serão temporárias e só faremos instalações fixas se elas realmente forem usadas no futuro", afirmou.

Paes viajou para Londres para participar da cerimônia de encerramento dos Jogos, na qual receberá a bandeira olímpica das mãos do presidente do COI, Jacques Rogge.

Publicidade