À espera dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro irá receber mais uma grande competição esportiva. Nesta sexta-feira (15), a Federação Internacional de Canoagem (FIC) confirmou que a capital fluminense será sede do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade de 2013, principal competição da modalidade. O torneio estava inicialmente marcado para Szeged, na Hungria, que desistiu de receber o Mundial.
Em reunião em Paris nesta sexta-feira, o presidente da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), João Tomasini Schwertner foi comunicado também que o Brasil será sede, em 2015, do Mundial da Junior de Canoagem Slalom, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu.
"Esta é outra importante conquista da canoagem brasileira. Temos trabalhado muito para transformar o Brasil numa das grandes potências da canoagem mundial e certamente sediar dois eventos como estes engrandece ainda mais nossos esforços", ressalta Tomasini. O Brasil nunca conquistou medalhas olímpicas na canoagem, que terá 16 provas em Londres - quatro no Slalom, 12 na velocidade.
O Mundial de Canoagem de Velocidade será realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, local que também receberá a modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ali, no início desde mês de abril, aconteceu o Campeonato Sul-Americano de Velocidade. O Canal Itaipu, localizado nas dependências da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, já recebeu o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom em 2007.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia