• Carregando...

Não bastasse o jejum de três rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, os clubes cariocas passarão a disputar a competição com a calculadora na mão. Isso porque o risco de pelo menos um time do Rio de Janeiro cair para a Série B neste ano é de 97%. Individualmente, o Fluminense lidera a "briga", com 90%, seguido por Botafogo (43%) e Flamengo (17%).

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Tricolor das Laranjeiras precisa apresentar "aproveitamento de ponta" se quiser escapar da degola. Faltando 17 jogos para terminar a competição, terá de fazer uma campanha parecida com a dos primeiro e segundo colocados Palmeiras e Goiás- que acumulam 63% e 60% de rendimento, respectivamente.

"O Fluminense terá 17 finais pela frente. Cada jogo deve ser encarado como o último. Para não ser rebaixado, este time precisa ganhar nove partidas e empatar quatro. O que dá 31 pontos em 51 disputados", analisou.

O risco de apenas um clube carioca cair é de 48%. Enquanto a possibilidade de dois arquirrivais se afogarem de mãos dadas é de 46%. Sem falar que a combinação de Botafogo, Flamengo e Fluminense terminarem na zona de degola não está descartada - atualmente está 3%.

"O caminho do Botafogo é o menos complicado dos três. Este time tem um jogo a menos e realizará 11 dos 18 confrontos em casa. Já a maratona mais difícil é a do Flamengo, que fará nove jogos no Rio (considerando o duelo com o Glorioso no Engenhão) e oito fora", destacou Tristão Garcia, levando em consideração o fator campo e não a posição (e o aproveitamento) de cada um até o momento na competição.

De acordo com o matemático, apenas o Sport está em situação pior que a do Fluminense no Campeonato Brasileiro. O clube pernambucano acumula risco de 93% de queda para a Série B em 2010. Quer dizer, a equipe do técnico Renato Gaúcho deve priorizar alguns duelos na competição. Com isso, não pode abrir mão de pontos contra cinco times que também estão em situações parecidas.

"Além de vencer Náutico e Botafogo no Rio, o Fluminense precisa tirar pontos de Coritiba, Santo André e Sport fora de casa para continuar dependendo apenas de suas próprias forças. O pensamento agora é o de que o Tricolor terá de passar quatro concorrentes para trás. E este quinteto também está ameaçado de rebaixamento", alertou.

Fio de esperança tendo o Grêmio como exemplo

Se serve de alento, Tristão Garcia lembra que o Grêmio chegou a ter 94% de risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2003. No entanto, o time do então técnico Adilson Batista conseguiu reagir nos 13 jogos finais e escapou da degola.

"A equipe estava com 26 pontos em 33 jogos. Mas depois de uma derrota para o São Paulo por 3 a 1 no Morumbi, o Grêmio reagiu e terminou a competição com 50 pontos (um acima do Fortaleza, clube rebaixado junto com o Bahia com 46)", recordou.

Nas contas de Tristão Garcia, Sport (93%), Fluminense (90%), Náutico (50%) e Botafogo (43%) são os clubes mais cotados para disputarem a Série B do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]