Rio A expectativa é de grande público no Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo, hoje, às 18h10. Ao contrário da tradição, os dois clubes não estão na briga pelo título do Campeonato Brasileiro embora o Vasco não admita isso publicamente e o atrativo maior é a rivalidade centenária entre as duas agremiações. O Flamengo tem a seu favor uma torcida maior, às vezes indiferente à posição da equipe na tabela.
E o Flamengo, que amargou durante várias rodadas o risco real de rebaixamento, entra no estádio para defender uma pequena escrita: não perde no Maracanã há nove jogos.
Já o Vasco, o melhor entre os cariocas no Brasileiro, tem retrospecto oposto: não obtém uma vitória no Maracanã desde abril, ainda pelo Campeonato Carioca.
O apelo de que ambos podem perfeitamente almejar uma vaga na Libertadores de 2008 não seduz flamenguistas e vascaínos. Para eles, o confronto entre os dois time vale como uma decisão de título essa afirmação é sempre repetida pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, e endossada por dirigentes do Flamengo.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro no meio de semana, com atuação convincente, o Flamengo vai atuar de novo com três volantes Rômulo, Jailton e Cristian. Joel Santana assim parece se inspirar no técnico Dunga, adepto de um esquema que prioriza a quantidade de volantes em campo.
No Vasco, o objetivo é claro: não deixar o São Paulo comemorar o título do Brasileiro com tanta antecedência. O técnico Celso Roth diz todos os dias para seus atletas que "nada é impossível" na competição. Ele sabe que o discurso é parte do trabalho de motivação.
Roth aposta também que uma vitória sobre o Flamengo é a garantia de que o Vasco pode embalar e assegurar outros grandes resultados até o fim da temporada incluindo-se aí a participação na Copa Sul-Americana, para a qual se classificou à segunda fase no meio de semana, ao derrotar o Atlético com um time misto.
Na TV: Flamengo x Vasco, às 18h10, no Premiere F.C.
No Rio de Janeiro
Flamengo x Vasco
Flamengo
Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz ou Thiago Sales), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jailton, Cristian e Toró; Renato Augusto e Obina. Técnico: Joel Santana.
Vasco
Sílvio Luiz; Jorge Luiz, Júlio Santos e Dudar; Wagner Diniz, Roberto Lopes, Perdigão, Conca e Rubens Júnior; Marcelinho (Alan Kardec) e Leandro Amaral.Técnico: Celso Roth.
Estádio: Maracanã. Horário: 18h10. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Auxs.: Aristeu Leonardo Tavares (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).
Deixe sua opinião