A temporada do futebol brasileiro começa para valer neste fim de semana. Apesar de alguns apressadinhos (Pernambucano e Cearense) e retardatários (Mineiro), é entre hoje e amanhã que a bola começa a rolar nos principais estaduais do país. Oportunidade de ver se o seu time se virou bem no mercado e de tirar um sarro dos amigos no dia seguinte a cada rodada.
* * * * *
Gaúcho
Mais do que nunca, a força do Gauchão está dividida entre Internacional e Grêmio. Nenhum time do interior ameaça. O tradicional Juventude, por exemplo, foi rebaixado à Série C nacional e está enfraquecido. Melhor para a dupla Grenal, que deve polarizar a disputa pelo título.
Período: 16/1 a 2/5.
Fórmula: As 16 equipes se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno as chaves se cruzam e no segundo os confrontos são dentro de cada chave. Ao fim de cada turno o campeão sai no mata-mata. A decisão do campeonato será entre o campeão do turno e o do returno. Se a mesma equipe vencer as duas fases, será a campeã antecipada.
Participantes: Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Avenida, Esportivo, Novo Hamburgo, Inter de Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz, São José, São Luiz, Ulbra, Veranópolis e Ypiranga.
Favorito: Internacional.
Atração: Fossati (Inter) e Silas (Grêmio), os novos técnicos da dupla Grenal
Novidade: Porto Alegre, clube administrado pelo ex-jogador Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho.
* * * * *
Catarinense
Sexto colocado no Brasileiro, o Avaí entra na luta pelo bi estadual como favorito. O técnico Péricles Chamusca e o atacante Sávio são as principais armas do time para desbancar os rivais Figueirense, Criciúma e Joinville.
Período: 17/1 a 2/5.
Fórmula: Nos dois turnos da disputa os dez clubes jogam em pontos corridos e os quatro melhores decidem cada turno. A decisão do campeonato é entre o campeão de cada fase, sendo que se a mesma equipe vencer os dois turnos, seu adversário na final será a equipe de melhor índice técnico.
Participantes: Avaí, Figueirense, Chapecoense, Joinville, Criciúma, Atlético de Ibirama, Brusque, Metropolitano, CFZ Imbituba e Juventus.
Favorito: Avaí.
Atração: Os veteranos Sávio, do Avaí, e Viola, do Brusque.
Novidade: Fundado em 2007, o Imbituba está na elite catarinense pela primeira vez após a parceira com o Centro de Futebol Zico (CFZ).
* * * * *
Paranaense
Os clubes tentaram, mas não conseguiram anular o supermando. Único do estado na Série A do Brasileiro, o Atlético é o favorito, o Paraná começa a disputa com cinco titulares do ano passado e o reformulado Coritiba usa o Estadual para formar a base que tentará devolver a equipe à elite nacional.
Período: 16/1 a 25/4.
Fórmula: Os 14 clubes jogam em turno único por oito vagas na segunda fase. O campeão sai do octogonal decisivo. O melhor da primeira fase leva dois pontos extras e joga todas as sete partidas decisivas em casa.
Participantes: Atlético, Coritiba, Paraná, Iraty, Rio Branco, Corinthians Paranaense, Nacional, Engenheiro Beltrão, Toledo, Cianorte, Paranavaí, Operário, Serrano e Cascavel.
Favorito: Atlético.
Atração: A briga pelo título da primeira fase e o benefício completo do supermando.
Novidade: A volta do Operário à elite, após 15 anos.
* * * * *
Paulista
O principal Estadual do Brasil puxa a onda nacional de aposta nos veteranos. Não há clube grande paulista que não tenha o seu trintão. No Corinthians, além de Ronaldo, chegaram Roberto Carlos, Iarley, Tcheco e Danilo. Já no Santos, a atração é Giovanni; no São Paulo, o foco está em Marcelinho Paraíba e no consagrado Rogério Ceni; e no Palmeiras, olhos voltados para o provável último Paulistão do goleiro Marcos. Com o interior mais rico do país, quase sempre há uma surpresa que incomoda os grandes e nessa temporada não deve ser diferente.
Período: 16/1 a 2/5.
Fórmula: As 20 equipes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores classificam-se para decidir a competição no cruzamento olímpico.
Participantes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Ituano, Barueri, São Caetano, Rio Branco, Ponte Preta, Mirassol, Bragantino, Botafogo, Mogi-Mirim, Monte Azul, Oeste, Paulista, Rio Claro, Santo André e Sertãozinho.
Favoritos: Corinthians e São Paulo.
Atração: Roberto Carlos, de volta ao país após 15 anos.
Novidade: Monte Azul, estreante no Paulistão.
* * * * *
Carioca
O mais charmoso dos Estaduais terá o campeão brasileiro após nove anos. E é exatamente o Flamengo que desponta com mais expectativa em 2010. Mantendo os destaques Adriano e Petkovic, o Fla reforçou-se ainda mais com Vágner Love. De volta à Série A nacional, o Vasco fez 11 contratações, sendo Dodô a principal. O Botafogo tenta evitar o tetravice com os estrangeiros Abreu e Herrera. Já o Fluminense manteve a base que fugiu do rebaixamento.
Período: 16/1 a 2/5.
Fórmula: O primeiro turno é a Taça Guanabara e o segundo, a Taça Rio. O campeão estadual sai do confronto entre os dois vencedores de turno. Caso a mesma equipe vença as duas etapas, será a campeã antecipada.
Participantes: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América, Volta Redonda, Americano, Bangu, Boavista, Tigres, Macaé, Madureira, Friburguense, Olaria, Duque de Caxias e Resende.
Favorito: Flamengo.
Atração: Romário, diretor de futebol, e Bebeto, técnico. A dupla de ataque do tetra está junta mais uma vez, agora no América.
Novidade: Haverá tempo técnico obrigatório de 2 minutos após os 20 minutos de cada tempo.
* * * * *
Mineiro
Bicampeão, o Cruzeiro coloca em jogo todo seu favoritismo e hegemonia consolidados em Minas nos últimos anos. A aposta é no trabalho do técnico Adílson Batista, que vai para sua terceira temporada no clube. Para desbancar o rival, o Galo contratou Vanderlei Luxemburgo.
Período: 20/1 a 2/5.
Fórmula: As 12 equipes se enfrentam em turno único, com os oito melhores passando para a segunda fase, eliminatória, em jogos de ida e volta.
Participantes: Cruzeiro, Atlético, América, Uberlândia, Tupi, Ipatinga, Ituiutaba, América de Teófilo Otoni, Uberaba, Villa Nova, Democrata e Caldense.
Favorito: Cruzeiro.
Atração: Vanderlei Luxemburgo.
Novidade: América de Teófilo Otoni, promovido após a desistência do Rio Branco.
* * * * *
Goiano
Força quase exclusiva do futebol goiano nas últimas temporadas, o Goiás pode ganhar um rival à altura a partir desse ano. O Atlético-GO ascendeu à Primeira Divisão nacional e agora quer mostrar sua força dentro do estado.
Período: 17/1 a 2/5.
Fórmula: Os dez clubes se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores classificam-se para as semifinais e, em confrontos, de mata-mata decidem o campeão.
Participantes: Goiás, Vila Nova, Atlético, Itumbiara, Trindade, Crac, Anapolina, Morrinhos, Canedense e Santa Helena.
Favorito: Goiás.
Atração: Fernandão.
Novidade: Evair, técnico do Itumbiara.
* * * * *
Baiano
Sem vencer o Baianão desde 2001, o Bahia resolveu apostar alto para acabar com o jejum. Contratou o técnico Renato Gaúcho e o atacante pentacampeão Edílson. Para chegar ao penta, o Vitória confia em Ramón, Índio e Neto Berola.
Período: 16/1 a 2/5.
Fórmula: As 12 equipes se dividem em dois grupos de seis e jogam em turno e returno. Os oito melhores avançam e formam novos dois grupos de quatro times. Após mais dois turnos, os quatro melhores passam às semifinais. Os vencedores decidem o campeonato.
Participantes: Vitória, Bahia, Feirense, Madre de Deus, Colo-Colo, Camaçari, Fluminense, Bahia de Feira, Ipitanga, Itabuna, Atlético e Vitória da Conquista.
Favorito: Vitória.
Atração: Edílson.
Novidade: Pela primeira vez uma cidade do interior terá mais representantes do que a capital Salvador. Feira de Santana conta com Fluminense, Bahia de Feira e Feirense.
* * * * *
Cearense
O Campeonato Cearense já vai para a terceira rodada a partir de hoje. Os grandes Fortaleza e Ceará ainda não deslancharam na competição. O Alvinegro tem uma vitória e uma derrota, enquanto o Tricolor soma um revés e um empate. O líder é o Guarany de Sobral com 4 pontos. No entanto, a expectativa maior está em cima do Ceará. Após 17 anos, o Vozão retorna à elite do Brasileirão em 2010 e contratou o experiente técnico René Simões.
Período: 9/1 a 2/5.
Fórmula: Os 12 times se enfrentam em turno e returno. Sendo que ao final de cada turno os quatro melhores decidem o campeão no mata-mata. Se uma mesma equipe vencer as duas etapas, será declarada campeã. Se dois diferentes times vencerem os turnos, fazem a decisão.
Participantes: Fortaleza, Ceará, Limoeiro, Ferroviário, Crato, Itapipoca, Maranguape, Guarany, Quixada, Horizonte, Guarani e Boa Viagem.
Favorito: Ceará.
Atração: René Simões.
Novidade: O Estádio Castelão está fechado para obras no gramado até o fim de fevereiro. Com isso, o primeiro clássico entre Ceará e Fortaleza (31/1) será no Estádio do Junco, em Sobral.
* * * * *
Pernambucano
Pela primeira vez desde 2005, Pernambuco não tem representante na Série A brasileira. Sport e Náutico caíram à Segundona e o Santa Cruz naufragou na Série D. O Estadual é visto como início da retomada. O Sport, de Givanildo Oliveira, busca o penta. Timbu e Cobra Coral têm dois conhecidos do torcedor paranaenses, Guilherme Macuglia e Lori Sandri.
Período: 13/1 a 5/5.
Fórmula: Os 12 clubes se enfrentam em turno e returno e os quatro melhores avançam as semifinais. Os vencedores decidem o título.
Participantes: Sport, Náutico, Santa Cruz, Araripina, Vera Cruz, Vitória, Central, Salgueiro, Porto, Sete de Setembro, Ypiranga, Cabense.
Favorito: Sport.
Atração: Após três anos no Vitória, Jackson acertou com o Santa.
Novidade: O estreante Araripina, que na primeira rodada perdeu por um magro 1 a 0 para o Sport.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião