São Paulo Em 57 Mundiais, foram 768 GPs e 645 pilotos. Em todos os campeonatos, em todas as provas, nenhum negro no grid de largada. Tabu que cairá na próxima corrida, o GP da Austrália, primeira etapa da F-1 em 2007.
A McLaren anunciou ontem que o inglês Lewis Hamilton, 21 anos, será o companheiro de Fernando Alonso no ano que vem. Campeão da GP2 em 2006, da F-3 européia em 2005 e da F-Renault inglesa em 2003, ele se tornará o primeiro negro a correr na categoria máxima do automobilismo, último estágio de um roteiro iniciado em 1997. Quando tinha 12 anos, Hamilton superou outros kartistas em uma seletiva promovida pela Mercedes-Benz e, desde então, tornou-se protegido da fábrica alemã e da McLaren.
Foram as duas marcas que bancaram sua participação nas categorias de base. E foram as duas marcas que o comunicaram, em 30 de outubro, que a hora havia chegado. "Foi pouco antes do GP da China, na casa do Ron (Dennis, chefe da equipe)", revelou o piloto, ontem.
Primogênito de uma família classe média de Tewin, na periferia de Londres, Hamilton agradeceu o apoio de casa e disse esperar um ano de estréia complicado. "Devo tudo ao meu pai e à minha madrasta, que se sacrificaram muito, pulando de emprego em emprego para levantar dinheiro no meu início de carreira."
Sua pré-estréia como piloto titular acontecerá já na próxima semana, em Barcelona. Ao lado de Pedro de la Rosa, candidato derrotado à vaga, o inglês participará da primeira bateria de testes para o próximo Mundial. De novidade, apenas o status e o início de trabalho com os pneus Bridgestone. Entre 2005 e 2006, Hamilton rodou quase 1.500 quilômetros em treinos.
Sua promoção também consolida a ascensão da primeira geração de pilotos da GP2, categoria criada no ano passado para substituir a antiga F-3000. Outros dois destaques dos últimos campeonatos estarão no grid de Melbourne: Nico Rosberg, pela Williams, e Heikki Kovalainen, pela Renault.
Foi lá, na GP2, que Hamilton ganhou dos colegas brasileiros um apelido que ultrapassou as rodinhas da categoria e chegou ao paddock da F-1. Robinho.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião