Campinas (AE) Uma tarde de muitas emoções, de alegrias para algumas torcidas e tristeza para outras. Esta é a perspectiva para hoje, a partir das 16 horas, quando será realizada a 21.ª rodada da Série B, com certeza, a mais importante até agora da competição. Quatro clubes lutam por três vagas na segunda fase, enquanto nove clubes lutam para fugir do rebaixamento à Série C.
Cinco clubes já estão classificados: Santa Cruz (38 pontos), Marília (34), Santo André (34), Grêmio (34) e Portuguesa (33). As outras três vagas estão sendo disputadas por quatro clubes: Avaí (32), Vila Nova (32), Guarani (32) e Náutico (30). Uma destas vagas sairá do confronto direto entre Guarani e Avaí, em Campinas. O time paulista precisa vencer porque tem uma vitória a menos do que seu adversário (10 a 9).
O Náutico também precisa vencer para chegar aos 33 pontos e terá a vantagem de jogar em casa e contra o lanterna e rebaixado Caxias. O Vila Nova, de repente, ficou numa situação complicada, porque mesmo podendo empatar vai jogar fora de casa, em Fortaleza, diante do Ceará, ameaçado pelo rebaixamento, com 26 pontos, em 13.º lugar. O time cearense precisa da vitória para evitar a Série C sem depender de outros resultados.
Na outra ponta da tabela, dois clubes estão matematicamente rebaixados para a Série C: Caxias e Criciúma. Nove times lutam para fugir do descenso, que condenará mais quatro participantes.
A situação mais delicada envolve dois clubes tradicionais e que devem decidir um rebaixado no confronto direto: Paulista e Bahia. Ambos têm 25 pontos e vão se enfrentar em Jundiaí, com o time paulista precisando da vitória. Um simples empate rebaixa o atual campeão da Copa do Brasil, que leva desvantagem no número de vitórias em relação a seus concorrentes: 7 a 6. O empate, talvez, salve o Bahia que se vencer garante, com suas próprias forças, a sua permanência na Série B. Outro confronto que vai decidir um rebaixado envolve Anapolina (24 pontos) contra o União Barbarense (23), em Anápolis (GO).
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião