A 36º rodada do Brasileirão promoveu algumas mudanças na parte de baixo da tabela, mas no que diz respeito às chances de permanecer na Série A ou ser rebaixado. O lanterna Atlético-MG segue firme rumo à segunda divisão. O empate em 2 a 2 com o São Paulo fez as chances de cair aumentarem para 95%.
Vice-lanterna, o Brasiliense tem grandes chances de retornar à Série B depois de conquistar o título em 2004 e disputar este ano a primeira divisão. A derrota por 2 a 1 para o Paysandu deixou a equipe com 85% de possibilidade de queda. E o Papão, apesar do resultado, não melhorou sua situação. O time paraense tem 73%.
A rodada foi boa para os cariocas. O Flamengo continua na zona de rebaixamento, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras diminuiu as chances de queda, que agora são de 38%. O rubro-negro da Gávea tem os mesmos 41 pontos de Figueirense e Coritiba, que levam vantagem em critérios de desempate para não figurarem entre os quatro últimos colocados, mas os últimos confrontos os deixam em situação parecida. O Figueira tem 41% e o Coxa, 34%.
Com 43 pontos, dois à frente do limite da zona de rebaixamento, o Vasco derrotou o Atlético-PR por 2 a 1 e viu suas chances de ser rebaixado despencarem para 17%. Juventude, Fortaleza e Ponte Preta ainda correm risco, mas com chances remotas.
Não foram considerados São Paulo, com uma chance em 2.000, e Botafogo, com uma em 10.000. Os números são do matemático Oswald de Souza.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”