O dia promete ser especial para o atacante paranista Borges. Hoje, ele terá de usar toda sua tranqüilidade de artilheiro para controlar a ansiedade nos dois grandes eventos dos quais será um dos protagonistas. Primeiro, a missão será ajudar o Paraná a vencer o Fluminense, no Pinheirão.
O confronto, que começa às 16 horas, vale uma posição entre os melhores do Brasileiro. Se vencer e contar com tropeços de Palmeiras e Santos o Paraná voltará à faixa de classificação para a Libertadores. Depois de cuidar da alegria da torcida, será a vez de tratar da própria. Humberlito (nome de batismo do jogador) casará no religioso poucas horas depois da partida.
Mesmo já tendo antecipado o matrimônio no civil, na segunda-feira, o camisa 9 não escondeu o nervosismo com a cerimônia, marcada para 20h30. Com o semblante bem mais leve que de costume, Borges garantiu que manterá o foco no jogo até o apito final. "Eu diria que estou 70% voltado para o jogo e 30% no casamento. Dentro de campo, isso muda. O trabalho é importante e quero fazê-lo da mesma forma de sempre, ajudando o time a vencer. Aí, vou em paz para a igreja", comentou ele, que revelou não se sentir à vontade vestindo um terno.
Durante a entrevista, o paranista ganhou uma preocupação a mais. Indagado se já teria um plano para o caso de ser sorteado para o antidoping, reagiu com espanto. Colocou a mão na testa e franziu os olhos, antes de deixar escapar a frase com naturalidade: "Ai meu Deus do céu". Se tiver de fazer o exame antidoping, Borges não poderá deixar o estádio antes de entregar uma amostra de urina. O imprevisto poderia fazer a noiva ter de esperar por ele no altar. "Vou ter que falar com o cara (do antidoping), dar um jeito". Essa foi a solução encontrada por ele.
O tempo vai ser curto para o veloz artilheiro. Com o jogo acabando por volta de 18 horas, ele ainda terá de ir para o salão se arrumar antes de seguir para a cerimônia.
Para quem pensa que o casamento pode ser sinônimo de distração dentro de campo, Borges avisa que não é bem assim. Segundo o autor de 14 gols no Brasileiro, a felicidade na vida pessoal estimula o sucesso profissional. "Uma coisa completa a outra", concluiu. Se alegria significa gol, que se cuide o Fluminense. Borges não pára de sorrir.
* Paraná x Fluminense, às 16 h, na Globo/ RPC (somente para o interior) e Premiere Esportes.
Em Curitiba
Paraná x Fluminense
Paraná
Darci; Neguette, Marcos e Daniel Marques (João Paulo); Neto, Pierre, Mário César, Éder e Edinho; Borges e André Dias.Técnico: Luiz Carlos Barbieri.
Fluminense
Kléber; Gabriel, Gabriel Santos, Igor e Juan; Marcão, Arouca, Preto Casagrande e Petkovic ; Tuta e Lenny. Técnico: Abel Braga.
Estádio: Pinheirão. Horário: 16 horas. Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA). Auxs.: Alessandro Rocha (Fifa/ BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas