Festa tripla na Série B a uma rodada do fim da temporada. Ontem, Guarani, Atlético-GO e Ceará se juntaram ao Vasco na caravana que sobe para a elite da bola nacional no próximo ano. Duas vagas surgiram com triunfos fora de casa e uma caiu no colo do Bugre campineiro mesmo com derrota.
Mesmo atuando em Campinas, o Vozão cearense comemorou o acesso ao bater a Ponte Preta por 2 a 1 assumiu a vice-liderança com 67 pontos. Longe dali, em Caxias do Sul, o time goiano passou por cima do Juventude, impondo uma fácil derrota por 3 a 1. Selou, assim, pelo menos a quarta posição que ocupa atualmente. Tem 65 pontos.
Derrotado em Salvador, por 2 a 1, o Guarani se beneficiou assim como o Atlético-GO da derrota em casa do Figueirense para o Duque de Caxias, também pelo mesmo placar. O Alviverde do interior paulista é o terceiro colocado, com 66 pontos, enquanto o Figueira estacionou nos 60 e viu a Portuguesa ultrapassá-lo em um ponto depois de derrotar o campeão Vasco, por 1 a 0, no Rio.
Na parte baixa da tabela, o Fortaleza se juntou a ABC e Campinense como garantido na Série C de 2010. Falta um para fechar esse grupo. Juventude (44), Ipatinga (45), América-RN (45) e Brasiliense (45) são os ameaçados.