Em uma partida disputada do início ao fim, Andy Roddick garantiu sua classificação para a final do US Open neste sábado. O tenista confirmou a boa fase na carreira ao derrotar Mikhail Youzhny por 6/7(5/7), 6/0, 7/6(7/3) e 6/3.

CARREGANDO :)

Roddick brigará pelo título com Roger Federer, que passou por Nikolay Davydenko. Os tenistas já se enfrentaram onze vezes no circuito profissional, com dez vitórias do suíço contra apenas do americano.

Youzhny começou melhor a partida, devolvendo muito bem os potentes saques de Roddick e trocando muito bem no fundo de quadra, tendo paciência para decidir os pontos. Assim, o russo conseguiu a primeira quebra de saque do jogo no terceiro game. O americano só diminuiria a vantagem no quinto game, quando Youzhny cometeu uma dupla-falta. A partida então foi para o tie-break. Com um voleio de Roddick para fora, o russo fechou o primeiro set com 7/6 (7/5).

Publicidade

Atrás no placar, Roddick tratou de tirar a diferença e conseguiu abrir vantagem quebrando o saque de Youzhny no primeiro game do segundo set. Exagerando nos erros não-forçados, Youzhny deu três break points para Roddick no terceiro game, que voltou a quebrar o serviço do russo com uma bola de aproximação. Acertando todas as bolas, o americano voltaria a quebrar o saque de Roddick no quinto game, antes de fechar o segundo set com um "pneu".

Confiante com a boa vitória no segundo set, Roddick voltou para o terceiro para cima do russo, que tinha dificuldades em confirmar os seus serviços. Apostando em seu saque pesado e preciso, o americano foi beneficiado pelo excesso de erros de Youzhny. O russo levou a partida para o tie-break, mas cometeu deslizes infantis. Assim, o americano não teve muito trabalho para fechar a parcial em 7/6 (7/3).

Precisando de uma virada, Youzhny esteve agressivo durante todo o quarto set. Os dois tenistas mostravam muito equilíbrio, mas a paciência de Roddick fez a diferença. Mesmo cansado, o americano dominou completamente o adversário. Com surpreendende bom humor, o russo ainda conseguiu salvar três matchpoints com belas jogadas, mas não teve jeito. Apoiado pela torcida, Roddick conseguiu uma quebra no oitavo game e fechou a partida em 6/3.