O ex-número um do tênis mundial Roger Federer está à espera de "um milagre" para continuar na busca por mais um título da Masters Cup. Apesar de ter vencido o tcheco Radek Stepanek por 7-6 e 6-4 no Grupo Vermelho em Xangai, nesta quarta-feira, o número dois do ranking, que perdeu para o francês Gilles Simon na segunda-feira, precisa bater o escocês Andy Murray para evitar sua eliminação precoce na competição.
Para complicar ainda mais a busca pelo quinto título do torneio que encerra a temporada, o suíço ficou doente, enquanto Murray, número quatro do mundo, vive ótima fase e já está até classificado com antecedência para as semifinais.
Murray, que goza de seu melhor ano no circuito profissional, ainda tem uma vantagem de 3 a 2 na carreira contra Federer.
"Acho que tive muita sorte que minha partida foi marcada para hoje à noite, e depois Radek não estava jogando com sua própria raquete, então isso me deu um pouco mais de sorte", disse Federer a jornalistas após a partida com o tcheco, que só entrou em quadra para substituir o lesionado Andy Roddick.
"No final, eu ainda tenho uma chance. Espero que com um dia de recuperação eu faça um milagre acontecer aqui e passe para as semis", acrescentou.
Depois de ter abandonado o Masters de Paris com uma lesão nas costas, a última coisa que Federer precisava era ser pego por uma doença estomacal após sua derrota pra Simon na estréia em Xangai.
"Acordei de manhã e estava me sentindo terrível", disse o suíço. "Meu estômago estava muito ruim e não podia nem treinar. Eu nem saí do quarto. Estou só tentando superar as coisas. Seria impossível jogar ontem", disse ele.
Federer teve uma temporada decepcionante para seu alto padrão, e alguns problemas de saúde contribuíram. Ele começou o ano sofrendo de mononucleose, e há duas semanas se retirou de Paris com dores nas costas.
Federer, de 27 anos, nunca foi eliminado na fase de grupos em suas seis participações anteriores na Masters Cup.
- Murray bate Simon e avança para semi em Xangai; Roddick abandona
- Djokovic vence e já está nas semifinais da Masters Cup
- Federer perde na estréia da Masters Cup; Nadal está fora da Davis
- No duelo dos Andys, Murray vence Roddick em estréia do Masters Cup
- Gilles Simon surpreende e vence Roger Federer no Masters Cup
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Com Lula, fim de ano tem picanha mais cara dos últimos 18 anos
Justiça ou vingança? Alexandre de Moraes é acusado de violar a lei; acompanhe o Entrelinhas