Se Rafael Nadal é bicampeão no saibro lento de Roland Garros e Roger Federer é tetracampeão na grama rápida de Wimbledon, como julgar quem levaria a melhor em uma quadra que combinasse os elementos dos dois Grand Slams? O tira-teima está marcado para o dia 2 de maio, quando números 1 e 2 do mundo se enfrentarão em Palma de Mallorca, na Espanha, em uma quadra mista.
De um lado da rede, saibro. Do outro, grama. É assim que suíço e espanhol pretendem tirar a dúvida e agitar o mundo do tênis. A Batalha das Superfícies, como vem sendo chamado o evento, que será realizado na Palma Arena Velodrome.
Federer, líder do ranking mundial desde 2004, e Nadal, número 2 do mundo, dominam o esporte em suas superfícies favoritas.
O suíço não perde há 48 jogos na grama. O espanhol sustenta uma seqüência recorde de 62 vitórias seguidas no saibro. Em 2006, os dois fizeram as finais de Wimbledon e Roland Garros. Federer venceu o primeiro. Nadal, o segundo.
Embora Federer lidere o ranking mundial com folga e venha sendo considerado por alguns especialistas como o melhor tenista de todos os tempos, o retrospecto em confrontos diretos é favorável ao espanhol. Nadal venceu seis dos nove confrontos contra o suíço. Dessas vitórias, quatro foram no saibro. Outras duram vieram em quadras duras.
Os triunfos de Federer foram duas vezes na quadra dura e uma na grama.
Deixe sua opinião