Repetindo os último três anos, Roger Federer se sagrou mais uma vez campeão do Torneio de Wimbledon. Neste domingo, o número 1 do mundo derrotou o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 1, parciais de 6/0, 7/6 (7/5), 6/7 (2/7) e 6/3. Esta é a 48ª vitória consecutiva do tenista suíço em quadras de grama, ampliando o recorde que já foi de Bjorn Borg.

CARREGANDO :)

E Roger Federer começou avassalador, acertando um excelente primeiro serviço e bolas profundas, o que complicou o jogo de Nadal. Como resultado, o suíço quebrou por três vezes o saque do número 2 do mundo e fechou o primeiro set em impressionantes 6/0. Mas do outro lado estava Rafael Nadal, um tenista com um psicológico sensacional e que dificilmente se abala durante uma partida. Logo no primeiro game do segundo set, o espanhol mostrou que estava no jogo ao quebrar o saque de Federer. Devolvendo melhor as bolas do suíço e com boas jogadas de profundidade, Nadal seguiu na liderança do set até o décimo game, quando sacava para empatar a partida.

Foi então que o número 1 do mundo voltou a se impor e, após seguidos erros do espanhol nas bolas de profundidade, Federer igualou a partida em 5/5. Com a recuperação, o suíço entrou no tie-brake mostrando mais confiança e abriu 2 a 0 na partida após fazer 7/6 (7/5) em Nadal. O terceiro set trouxe pela primeira vez os dois tenistas confirmando seus serviços com certa facilidade, levando o jogo novamente para o tie-brake. Ao contrário do segundo set, foi o espanhol que entrou mais confiante no game decisivo, vibrando muito em cada conquista de ponto e fechando o set com 7/6 (7/2).

Publicidade

Apesar de ter perdido um set em Wimbledon, algo que não acontecia desde a terceira rodada do torneio de 2005, Roger Federer não se abalou e continuou com seu jogo ofensivo, alternando bem as bolas profundas, com slices e também aproximações à rede. O título ficou mais perto das mãos de Federer no quinto game, quando Rafael Nadal errou o smash e o suíço quebrou o saque do espanhol, abrindo 3/1. Aproveitando o melhor momento, o número 1 do mundo foi com tudo para cima de Nadal, confirmou seu saque e voltou a quebrar o serviço do espanhol no sexto game.

Mas Rafael Nadal não é um tenista que desiste fácil e, quando tudo parecia perdido, o espanhol devolveu uma das quebras de serviço quando Federer sacava para fechar o campeonato. Mas foi o último suspiro do número 2 do mundo, que viu Roger Federer fechar a partida em 6/3 e conseguir sua primeira vitória sobre Nadal em 2006, a segunda no confronto pessoal dos dois tenistas.