1ª rodada
Na largada de Roland Garros, o argentino Juan Martín del Potro confirmou a sua condição de nono cabeça de chave ao bater o espanhol Albert Montanes por 3 sets a 1. Andy Roddick foi a zebra do dia. Ele caiu logo na estreia, diante do local Nicolas Mahut por 3 a 1. No feminino, a australiana Samantha Stosur e a sérvia Ana Ivanovic confirmaram favoritismo e estrearam com vitórias. A tenista da Austrália venceu a britânica Elena Baltacha por 2 sets a 0; enquanto Ivanovic arrasou a espanhola Lara Arruabarrena-Vecino com duplo 6/1. Venus Williams teve mais trabalho que o esperado. Diante da argentina Paula Ormaechea, número 120 do mundo, a norte-americana começou atrás no placar, mas venceu o duelo de virada, por 2 a 1.
Às vésperas de sua estreia em Roland Garros, Thomaz Bellucci subiu quatro posições no ranking da ATP, anunciado ontem. O brasileiro passou de 70.º para 66.º lugar e ficou mais perto de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.
A ATP antecipou o ranking, atualizado normalmente às segundas-feiras, por causa do início de Roland Garros ontem. Em função da disputa do Grand Slam, a lista só deverá sofrer nova modificação no dia 11 de junho, logo após o fim do torneio francês. Este ranking atualizado definirá os classificados para Londres.
Por essa razão, Bellucci precisa defender ao menos os 90 pontos conquistados na terceira rodada da edição 2011 de Roland Garros para não sofrer nova queda. O brasileiro conta com desistências de rivais e vagas sobrepostas (o torneio olímpico contará com apenas dois tenistas de cada país) para ficar entre os 56 primeiros da lista da ATP que entrarão na disputa em Londres.
De olho na Olimpíada, o brasileiro se diz pronto para entrar em quadra no saibro francês. "Roland Garros é um dos torneios que mais gosto de jogar, me sinto bem aqui e as condições são sempre favoráveis a mim. Espero fazer um bom torneio este ano", afirmou Bellucci.
Ele fará sua estreia hoje, diante do sérvio Viktor Troicki, 28.º do mundo, por volta das 9 horas da manhã. Outro brasileiro na disputa, Rogério Dutra Silva estreará na chave principal também hoje, contra o norte-americano John Isner. Dutra Silva entrou na competição após vencer suas três partidas no qualificatório.
Ontem, João Souza, o Feijão, jogou apenas 11 games. Ele foi eliminado pelo alemão Cedrik-Marcel Stebe após abandonar o confronto quando perdia segundo set por 2 a 0, após cair por 6/3 na primeira parcial. O motivo da desistência foi uma lesão nas costas.
Esta segunda-feira será um dia de estreias importantes em Roland Garros. Na quadra principal, o n.º 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, inicia sua caminhada diante do italiano Potito Starace. Já Roger Federer, com cinco finais de Roland Garros no currículo, encara o alemão Tobias Kamke na Suzane Lenglen.
Ao vivo: Roland Garros, a partir das 6 horas, na ESPN.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Deixe sua opinião