A cidade de Roma é mais uma adversária do Rio de Janeiro na briga para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio da candidatura da capital italiana foi realizado na tarde desta segunda-feira, pela ministra italiana de Políticas Juvenis e de Atividades Esportivas, Giovanna Melandri.
Roma já foi sede de uma edição da Olimpíada, em 1960. A candidatura da cidade chegou a ser cancelada em julho, mas os políticos italianos mudaram de idéia e vão concorrer.
"Nesta terça apresentaremos ao Parlamento duas moções de apoio à candidatura de Roma. Tenho certeza de que Roma saberá organizar os Jogos de maneira igualmente competente", diz a ministra.
Melandri afirmou que a disputa será muito dura, pois existem grandes cidades concorrendo, inclusive o Rio de Janeiro. Mas confia que Roma leva vantagem, pois a Itália mostrou que tem muita competência para organizar grandes eventos, citando os Jogos Olímpicos de Inverno, no último mês de fevereiro, em Turim.
Além do Rio de Janeiro e de Roma, já estão inscritas na disputa as cidades de Tóquio e Madri. Uma candidatura americana também é esperada. O Comitê Olímpico Internacional escolhe a vencedora em outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Michelle diz que Bolsonaro é perseguido e que o “Supremo poderoso” dirá sobre prisão
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra