Desprezada pelos grandes Atlético, Coritiba e Paraná, que colocaram em campo times B, a Copa dos 100 Anos acabou nos braços do Roma. O time de Apucarana cujo nome é uma homenagem à Dona Romilda Antonini, mãe de João Antonini, presidente do clube conquistou o título do torneio com uma rodada de antecipação, ao empatar por 1 a 1 com o Coxa, ontem, no Bom Jesus da Lapa.
Com o resultado, o Roma abriu quatro pontos de vantagem sobre o Iraty, que empatou por 1 a 1 com o Londrina, em Irati, e não pode mais ser alcançado. Como prêmio, assegurou a classificação para a Série C do Brasileiro de 2007 e a Copa do Brasil de 2008.
A conquista coroa o planejamento e ascensão meteórica do time de Apucarana, onde está instalado desde dezembro de 2001. No início do mesmo ano, o clube havia surpreendido o país ao conquistar a Copa São Paulo Júnior com o nome Roma Barueri.
O primeiro troféu na nova sede começou a ser garantido no meio do ano, durante a Copa do Mundo. Em uma atitude rara no interior do estado, o clube fez uma longa pré-temporada, com direito a amistosos no interior de São Paulo e na Alemanha.
A condução da equipe foi entregue a Claudemir Sturion, técnico com passagem pelo XV de Piracicaba e Platinense. Apostando em jogadores pouco conhecidos, como o lateral-direito Elvis, o meia Ítalo e o atacante Juliano, o Roma construiu uma campanha impecável. Em dez jogos, obteve sete vitórias, dois empates e só perdeu para o Iraty.
O último passo para a taça, porém, começou com um susto. Aos 15 minutos, o zagueiro Vágner silenciou os 3 mil torcedores que foram ao Bom Jesus da Lapa ao marcar para o Coxa. A apreensão, porém, durou apenas quatro minutos. Guaru empatou para o Roma, que só esperou o apito final e a confirmação do tropeço do Azulão para dar a volta olímpica.
Ficha
Roma 1 x 1 Coritiba
Estádio: Bom Jesus da Lapa, em Apucarana.
Gols
1.º tempo.
15 min 0x1: Após cruzamento, Vágner cabeceia e marca para o Coritiba.2.º tempo.
19 min 1x1: De falta, Guaru empata para o Roma.
Deixe sua opinião