Foi por muito pouco, mas o milésimo gol de Romário não saiu. O Baixinho fez um e teve a chance de marcar outro no fim, mas não deu. Isso não estragou a festa cruzmaltina no Maracanã. O Vasco acabou com uma incômoda rotina de derrotas para o rival. Fez 3 a 0 e assumiu a liderança isolada do Grupo B do Campeonato Carioca. Romário fez o terceiro e por muito pouco não marcou seu milésimo aos 43 minutos do segundo tempo. Bruno conseguiu defender um chute à queima-roupa. O gol histórico fica para quarta-feira, contra o Americano.
O Maracanã não viu o milésimo, mas vibrou com uma partida digna da tradição do clássico dos milhões. Jogo aberto, com chances para os dois lados desde os primeiros momentos.
Em seis minutos, o Vasco esteve perto de abrir o marcador três vezes. Primeiro, com uma bobeada da zaga do Flamengo que quase deixou Romário livre para marcar. Depois, com o chute de Abedi e a cabeçada de Leandro Amaral. Em seguida, alguns minutos de domínio do Flamengo. Renato arriscou duas cobranças de falta que levaram perigo ao gol de Cássio.
O Vasco sufocava, mas a estrela da festa não aparecia muito. Romário quase não tocou na bola no primeiro tempo. Aos 41, arriscou uma cobrança de falta, mas sem muita mira. O vasco continuou melhor e um minuto depois finalmente abriu o marcador. Leandro Amaral recebeu na área, girou e chutou forte. A bola desviou de levinho em Irineu e entrou: 1 a 0.
Logo no início do segundo tempo, o Vasco começou a matar o jogo. Abedi recebeu de Leandro Amaral, arrancou com velocidade e chutou forte, sem chances para Bruno.
O Flamengo não reagia. E a situação ficou ainda mais complicada aos 14 minutos, quando Léo Moura deu um carrinho violento em Morais e foi expulso. A vitória cruzmaltina ficou ainda mais evidente. Paulinho teve de ser improvisado na lateral, e Renato ficou fixo como volante.
O Vasco passou a pressionar e a criar chances seguidas de ampliar o marcador. Aos 16, Abedi recebeu passe de Romário e marcou, mas o auxiliar apontou impedimento. O Baixinho perdeu uma chance aos 20, quando a bola sobrou na pequena área e ele tentou uma acrobacia para marcar, mas não conseguiu.
O 999º gol saiu aos 33 minutos em um contra-ataque mortal. Renato cruzou da esquerda e encontrou o Baixinho livre na pequena-área para escorar. Agora, só faltava um para o milésimo.
No fim, Bruno salvou o Flamengo de tomar o milésimo de Romário, defendendo com pé um chute á queima-roupa. Mesmo assim, os vascaínos comemoraram. E os rubro-negros saíram até aliviados... VASCO 3 X 0 FLAMENGO
Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca Auxiliares: Manoel do Couto Ferreira Pires e Carlos Henrique Alves de Lima Cartões amarelos: Roberto Lopes, Dudar e Abedi (Vasco); Renato e Souza (Flamengo)Cartões vermelhos: Léo Moura (Flamengo)Renda: R$ 727.050Público: 43.103 pagantesGols: Leandro Amaral, aos 42 minutos do primeiro tempo, Abedi, aos 3 minutos, e Romário, aos 33 minutos do segundo tempo.
VASCO - Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar e Sandro; Amaral, Roberto Lopes, Abedi (Conca) e Morais; Leandro Amaral (André Dias) e Romário. Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO - Bruno, Leo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Renato Augusto, Renato e Juninho Paulista; Roni (Jaílton) e Souza (Leonardo). Técnico: Ney Franco