Ronaldinho deverá ser, hoje, coroado fora de campo com o título que deixou escapar dentro dele, o de melhor do mundo. Logo após a derrota do Barcelona para o Inter, o jogador viajou para Zurique, na Suíça, para a cerimônia de premiação da eleição feita anualmente pela Fifa. Mais do que um concorrente ao posto, o brasileiro é o virtual ganhador. Ronaldinho deve ser anunciado como o vencedor, à frente do italiano Fabio Cannavaro e do francês Zidane, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

CARREGANDO :)

Se de fato ficar com o prêmio, o brasileiro será o primeiro jogador da história a ganhá-lo por três anos consecutivos. Mas, ao contrário das outras duas vezes em que recebeu a honraria – em 2004 e 2005 – o gosto do troféu será amargo.

Isso porque Ronaldinho fracassou em duas das principais competições que disputou: a Copa do Mundo, pelo Brasil, e o Mundial de Clubes.

Publicidade

No primeiro torneio, naufragou com a seleção brasileira ultrafavorita ao hexa. Mais do que isso, não conseguiu repetir em nenhum dos cinco jogos do Brasil no Mundial da Alemanha atuações apresentadas com a camisa do Barcelona.

As seqüelas disso ainda são sentidas pelo jogador com relação à equipe nacional. Desde que Dunga assumiu como técnico do Brasil, Ronaldinho perdeu a condição de titular inconteste e chegou até a não ser convocado para amistosos. Já no clube catalão, a decepção ocorreu ontem, com a derrota para o Internacional.

Mesmo no torneio mais relevante que conquistou, a Copa dos Campeões, ele não conseguiu brilhar no jogo decisivo. Na final contra o Arsenal, em maio, em Paris, Belletti fez o gol do título do time catalão e ao lado do camaronês Eto’o e do sueco Larsson foi destaque daquela partida derradeira.

A presença de Ronaldinho na cerimônia de premiação foi garantida pela Fifa, que colocou um avião fretado à disposição do jogador.

Os vencedores

Publicidade

2005 Ronaldinho (BRA)2004 Ronaldinho (BRA)2003 Zinedine Zidane (FRA)2002 Ronaldo (BRA)2001 Luis Figo (POR)2000 Zinedine Zidane (FRA)1999 Rivaldo (BRA)1998 Zinedine Zidane (FRA)1997 Ronaldo (BRA)1996 Ronaldo (BRA)1995 George Weah (LBR)1994 Romário (BRA)1993 Roberto Baggio (ITA)1992 Marco Van Basten (HOL)1991 Lothar Matthäus (ALE)