Ronaldinho Gaúcho não será apenas a maior esperança do Brasil para a conquista do hexa campeonato mundial na Alemanha. Será também um dos mais desgastados entre os 23 atletas convocados por Carlos Alberto Parreira. "Culpa" do bom desempenho do Barcelona, que tem freqüentado as decisões dos campeonatos que participa.
Porém não há motivo para preocupação. E não se trata de otimismo exagerado, mas da opinião daquele que será o responsável pelo fôlego da seleção brasileira na Copa do Mundo, o preparador físico Moracy SantAnna.
"O Ronaldinho está passando por um momento excepcional. Está vivendo o seu auge físico. Tenho certeza de que vai chegar bem na Copa do Mundo. É claro que o excesso de partidas disputadas é importante, e será considerado, mas isso não afetará seu desempenho", afirma o preparador, que considera o "espírito" alegre do craque um fator a mais para a excelente condição que ele vem apresentando.
Um excesso já considerável e que poderia ser ainda maior, chegar a 50 jogos na temporada 2005/06, caso o Barcelona não estivesse tratando de seu maior craque com a atenção merecida. Pelo Espanhol, o camisa 10 tem sido poupado de alguns jogos, e assim ocorrerá até o encerramento da competição, dia 14 de maio. Restando quatro rodadas, a equipe da Catalunha lidera com 73 pontos, oito à frente do segundo colocado, o Valencia, numa posição possível de ser administrada.
"O Barcelona está controlando para ter o Ronaldinho sempre em boas condições. Creio que ele deva jogar pouco pelo Espanhol, estará mais concentrado na final da Copa dos Campeões", acredita SantAnna. Em 17 de maio, o Barça entrará em campo contra o inglês Arsenal, no Stade de France, em Paris, na briga pelo título mais importante da Europa.
Além da "folga", uma atenção especial visando à copa já acompanha Ronaldinho há cerca de 10 meses. Valdimar Gonçalves Garcia, primo do jogador, tem prestado serviços de personal trainer "informalmente". Quando está de folga, o craque reforça sua preparação sob as orientações de Valdimar, através de métodos pouco convencionais, como corridas noturnas e partidas de futevôlei.
Deixe sua opinião