Ronaldinho Gaúcho é o favorito para receber o prêmio Laureus ao melhor atleta do ano. A confirmação é da própria organização do Laureus World Sports Awards, considerado o Oscar do esporte.
A cerimônia, que pela primeira vez acontecerá em Barcelona no dia 22 de maio, reunirá as principais estrelas do esporte mundial. Ronaldinho, eleito melhor do mundo pela Fifa nas duas últimas temporadas, surge como o provável suecssor do tenista suíço Roger Federer, eleito melhor de 2004 na cerimônia realizada em Estoril, no ano passado.
O jogador do Barcelona terá como principais adversários o próprio Federer, o ciclista americano Lance Armstrong, que deixou as competições após vencer seu sétimo Tour de France consecutivo; e o golfista americano Tiger Woods, que voltou ao topo do ranking.
O espanhol Fernando Alonso, o italiano Valentino Rossi e o francês Sebastien Loeb, campeões do mundo da Fórmula 1, MotoGP e Ralis, respectivamente, também estão entre os os candidatos.
O nadador americano Michael Phelps é outro dos aspirantes ao prêmio de melhor de 2005, após obter quatro medalhas de ouro no último Mundial de Desportos Aquáticos, em Montreal.
Nos primeiros seis anos de vida do prêmio Laureus, estiveram também presentes às cerimônias destacados personagens do mundo do espetáculo, como Michael Douglas, Morgan Freeman, Rod Stewart, Sean Connery, Kylie Minogue, Arnold Schwarzenegger e Jackie Chan.
Os prêmios, divididos em seis categorias, são entregues pela academia Laureus, formada por 40 lendas do esporte mundial, como Pelé, Emerson Fittipaldi, Michael Jordan, Boris Becker, Serguei Bubka, Bobby Charlton, Sebastian Coe, Nadia Comaneci, Michael Johnson, John McEnroe, Martina Navratilova, Severiano Ballesteros, Gary Player e Mark Spitz.