Além de recuperar a musculatura, prejudicada pela lesão e pela cirurgia no joelho esquerdo, em fevereiro deste ano, Ronaldo precisa perder peso para voltar a jogar. Visivelmente fora de forma na sua apresentação ao Corinthians, o Fenômeno vem trabalhando diariamente para se recondicionar. Segundo o seu fisioterapeuta, Bruno Mazziotti, o atacante não está muito longe de atingir o índice de gordura corporal normal para um atleta da sua idade.
Mazziotti diz que a questão desse percentual é até mais importante que o peso. Hoje, Ronaldo está com 13,5% a 14% de gordura.
"O ideal para ele jogar é estar com índice de 10% a 11%. Os números dele são iguais aos dos jogadores que voltam das férias. É preciso perder uns 3%", afirmou o fisioterapeuta, em entrevista à rádio Bandeirantes.
Bruno Mazziotti, porém, não revela quanto o Fenômeno pesa atualmente. "Na Copa de 2002, ele jogou com 87 kg. Hoje, aos 32 anos, quando o atleta está na maturidade física, o peso indicado é entre 89 kg e 90 kg", completou.
Na Copa de 2006, Ronaldo se apresentou à seleção brasileira com 94,7 kg. Durante o Mundial da Alemanha, baixou para 90,5 kg, com 11,8% de gordura. "Vamos fazer um trabalho para ele que atinja o percentual indicado o quanto antes", explica.
Neste fim de semana, Ronaldo treinou no hotel em que está hospedado em São Paulo, no bairro dos Jardins. O Fenômeno fez trabalhos cardiorrespiratórios e de força. À noite, ele segue para o Rio para acompanhar o nascimento da filha, Maria Sophia, na segunda-feira.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas