Madrinha da 5ª Meia-Maratona das Cataratas "Troféu Cataratas do Iguaçu S/A 10 Anos", a supercampeã e ex-maratonista portuguesa Rosa Mota, aos 53 anos, continua sendo uma das grandes referências do atletismo mundial e inspiração para novos atletas.
Primeira vencedora de uma maratona feminina, durante o Campeonato Europeu de Atletismo e medalhista olímpica, que outras boas lembranças você tem do atletismo?
Sou muito grata ao Brasil e ao carinho dos brasileiros. Foi aqui que iniciei minha carreira fora de Portugal. Fui seis vezes campeã da São Silvestre. Nunca vou esquecer daqueles momentos, que ficarão para sempre no meu coração.
Você conquistou tudo o que queria?
Posso dizer que sim, nem tanto pelos títulos, mas principalmente pelas pessoas reconhecerem o que fiz ao longo da minha carreira. Algumas corredoras, em especial as brasileiras, que nem eram nascidas quando eu corria, hoje me procuram dizendo que gostariam de seguir meus passos. Isso me deixa feliz.
Qual a fórmula para tanto sucesso?
Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Quem quer ser um vencedor precisa trabalhar muito, com prazer, com honestidade e sonhar. Meu sonho era ser uma boa atleta. Consegui com trabalho e prazer, sem ter que me sacrificar.
Qual a dica que você dá para os atletas iniciantes?
Que trabalhem e treinem muito e acreditem. Assim um dia terão o que buscam.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião