Como parte das comemorações de 50 anos da RPC TV (serão comemorados no dia 29 deste mês), o clássico de sábado (23), entre Coritiba e Paraná, às 16 horas, será transmitido para todo o estado, inclusive Curitiba, em alta definição -- HD, de High Definition, em inglês.
Será a primeira transmissão externa e ao vivo com a tecnologia totalmente produzida no estado. Será também a primeira partida entre equipes paranaenses mostrada com a novidade. Desde sexta-feira, o caminhão contratado especialmente para gerar as imagens do jogo já está trabalhando no Couto Pereira. Ao todo, no estádio e na sede da emissora, cerca de 50 pessoas estarão trabalhando no evento que custa três vezes mais do que uma transmissão esportiva comum. Todas as câmeras são especiais.
"É a marca do pioneirismo da RPC TV no esporte. Sempre saímos na frente nas transmissões", comenta Gil Rocha, gerente de esportes da emissora.
O sistema HD é uma segunda revolução quanto a televisão. Anteriormente, o sinal digital já trouxe mais qualidade para as imagens. Agora, a alta definição torna a partida de futebol bem mais próxima do telespectador.
"A definição é bem maior e com muito mais profundidade. Assistindo ao jogo é possível reconhecer um amigo que está na arquibancada, do outro lado do campo", explica Rocha.
Para receber a modernidade em casa o telespectador precisa ter um aparelho de televisão com o recurso "Full HD" ou adquirir um conversor que codifique o sinal para um televisor menos moderno. Sem a tecnologia, também será possível assistir ao clássico com o sinal comum.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia