O presidente da Comissão de Vistorias da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Reginaldo Cordeiro, está retornando a Curitiba nesta quarta-feira. Na bagagem, mais do que pertences pessoais o dirigente traz uma série de recomendações para todos os estádios do interior do estado, os quais deverão receber o Campeonato Paranaense de 2010. O quadro atual, como praticamente em todos os anos, é bastante ruim. A partir desta quinta-feira as praças curitibanas serão inspecionadas.
"Passamos por Paranaguá, depois fomos até Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Cascavel, Engenheiro Beltrão, e hoje passei por Cianorte, Paranavaí, por Maringá e também por Rolândia. No geral precisaremos de muitas melhorias, a cada ano que passa as mesmas coisas voltam. Em Beltrão vimos algumas obras em andamento, já em Cascavel o estádio (Olímpico Regional) está abandonado. Parece que quando acaba o campeonato eles abandonam", disse Cordeiro, por telefone, à Gazeta do Povo.
Os principais problemas em todos os estádios do interior giram em torno da infraestrutura falta de limpeza e de manutenção da parte elétrica e hidráulica , e deverão ser resolvidos até o dia 6 de janeiro. Além destas questões, os clubes deverão se preocupar em obter renovações dos laudos de engenharia e do Corpo de Bombeiros para o próximo ano. Se até 72 horas antes do início do Paranaense, marcada para o dia 16 de janeiro, tudo não estiver regularizado e liberado, o clube deverá ter de procurar outra praça para atuar.
"O estádio do Iraty (Emílio Gomes) é o melhor destes que vistoriamos. Coincidência ou não, é particular. Não passei por Londrina, já que os dois times da cidade (Londrina e Portuguesa) estão na Segunda Divisão, mas se for necessário iremos vistoriar o Estádio do Café novamente", disse o dirigente. Um único aspecto positivo, garante Reginaldo Cordeiro, foi o gramado na maioria dos espaços vistoriados. Embora longe de serem considerados "tapetes verdes", os campos estão em boas condições.
Nesta quinta-feira terão início as vistorias nos quatro estádios de Curitiba. O Couto Pereira será o primeiro, nesta quinta-feira, às 10h. O dirigente da FPF negou que exista uma preocupação extra com o estádio do Coritiba, depois dos incidentes do último domingo. Porém, tudo que for averiguado, tanto pela federação quanto pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA-PR), deverá ser levado em conta quando a reabertura do espaço for considerada.
"Não deixaremos de analisar a questão do fosso, temos que ter alguma outra opção para evitar a invasão do gramado, algo que foi muito fácil para os torcedores no domingo passado. Há este e outros problemas, então temos que buscar soluções. Uma coisa que preocupa é a informação que recebemos de que materiais proibidos eram levados para dentro do estádio através de cordas", afirmou Cordeiro.
A Vila Capanema, estádio do Paraná Clube, recebe a equipe de vistorias na sexta-feira, enquanto a Arena da Baixada (Atlético Paranaense) será vistoriada na segunda-feira e o Eco-estádio Janguito Malucelli (Corinthians-PR) na terça-feira.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião