• Carregando...

A russa Ekaterina Bychkova foi multada em US$ 5 mil e suspensa do circuito mundial por 30 dias, anunciou a Unidade de Integração do Tênis. Segundo o órgão, a atleta está sendo punida porque não relatou à WTA que recebeu uma proposta para perder uma partida propositalmente.

Um oficial que participou da audiência com Bychkova relatou que não foram encontradas provas que a tenista aceitou qualquer tipo de compensação relativa ao resultado ou outro aspecto de uma partida de tênis. Mesmo assim, a regra que exige a denúncia, implantada em 2007, caracteriza que Bychkova, ao não relatar a proposta, cometeu uma infração ao programa anticorrupção do tênis.

Em maio do ano passado, o "Wall Street Journal" publicou uma reportagem sobre manipulação de partidas de tênis que relatava como um apostador tentava fazer contato com jogadores.

"O apostador descobriu que Bychkova, outra jogadora russa treinada por sua mãe, mantinha um diário no site Livejournal.com. Ele pensou que ela poderia estar interessada em fazer algum dinheiro extra - em um post, ela falava sobre uma bolsa Louis Vuitton. Depois de se registrar no site, ele enviou a ela uma proposta via mensagem privada", diz o texto da publicação americana.

Críticas chegam rápido

Pouco depois do anúncio da punição a Bychkova, a implantação da regra já foi seriamente criticada, principalmente pelo americano John McEnroe.

"Pelo que eu entendi, ela foi procurada, disse 'não', e só porque não relatou - talvez estivesse com medo, é uma preocupação legítima - está sendo suspensa. É uma dessas regras bobas contra as quais venho falando, que não fazem muito sentido para mim. Certamente isso precisa ser acertado, para que alguém que esteja fazendo a coisa certa não seja punido, ao contrário de alguém que faz errado e potencialmente se dá bem".

A russa Svetlana Kuznetsova, atual campeã de Roland Garros, também estranhou a punição. "Eu nunca tinha ouvido falar da regra. Não sei exatamente o que aconteceu com ela, e definitivamente vou perguntar e me aprofundar no assunto, porque é muito importante. Se pessoas chegam até mim e perguntam (sobre perder um jogo de propósito), eu digo 'não'", eu não sabia que tinha que relatar. Talvez ela não soubesse também, então como podemos dizer que ela é culpada?

Quando indagada se já havia recebido alguma proposta, Kuznetsova citou a regra e desconversou. "Bem, vocês sabem, se eu disser 'sim', vão me mandar para casa", completou a tenista, que disputa nesta semana o WTA de Sydney com preparação para o Australian Open.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]