A Rússia garantiu, nesta quarta-feira (8), no Maracanãzinho, a segunda vaga do Grupo A nas quartas-de-final da Copa do Mundo de Futsal da Fifa ao golear o Japão por 9 a 1, na última partida das duas equipes na primeira fase da competição. Com este resultado, os russos garantiram o título de ataque mais positivo da fase inicial da competição, com 50 gols, superando o Brasil, que anotou 49 nos seus quatro primeiros jogos.
O primeiro tempo foi um pouco mais difícil que o segundo para a Rússia. Jogando com a obrigação de não perder para se classificar para a segunda fase, os europeus iniciaram o jogo pressionando os japoneses, e abrira o placar logo aos 3m49s, com Prudnikov. O gol deu segurança à equipe, que aumentou com Khamadiev aos 7m18s e aos 9m46s. Com boa vantagem no placar, os russos passaram a tocar a bola e evitar a correria em quadra até o fim da primeira etapa.
No segundo tempo, os japoneses não tinham alternativa a não ser irem para o ataque e tentarem ao menos empatar a partida nos primeiros dez minutos. Ao fazerem isso, deixaram espaços, e o time russo, com forte vocação ofensiva, aproveitou para ampliar o placar. Khamadiev fez seu terceiro gol no jogo logo a 23 segundos. Agapov (21m46s), o brasileiro naturalizado russo Pula (22m13s) e Maevskyi (22m55s) aumentaram para 7 a 0 a goleada russa.
A partir daí, o jogo transformou-se em um amistoso, com as duas equipes tocando a bola sem muito mais a fazer. Após perder um pênalti com Inada, o Japão ainda marcou seu gol de honra com Kanayama, aos 25m08s antes da Rússia anotar mais dois gols, com Prudnikov (28m44s) e Shayakhmetov (37m51s), fechando o placar.
Ao fim da primeira fase, Pula manteve-se como artilheiro da competição, com 11 gols marcados. Outro brasileiro naturalizado russo, Sirilo, tem oito gols na artilharia, ficando em terceiro lugar no geral, atrás de Pula e do brasileiro Falcão (nove gols), ao lado de Lenísio, também do Brasil.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião