O campeonato Paranaense começa nesta quarta-feira, com 16 equipes na disputa divididas em dois grupos de oito. A seguir segue os participantes e a ficha técnica das equipes que estão no Grupo A.

CARREGANDO :)

Atlético

Atual campeão Paranaense, o Atlético entra em campo nesta quarta-feira no estádio Willie Davids contra o Galo Maringá, campeão da Série Prata de 2005. O Furacão está no Grupo A e jogará em casa apenas na terceira rodada, contra o Nacional, no dia 18 ou 19 de janeiro.

Publicidade

Ficha técnica:

Clube Atlético ParanaenseFundação: 26/03/1924Estádio: Kyocera ArenaCapacidade: 25.000 lugaresTítulos estaduais: 21 (1925, 29, 30, 34, 36, 40, 43, 45, 49, 58, 70, 82, 83, 85, 88, 90, 98, 2000, 01, 02 e 05)

Reforços para 2006: Cleber (goleiro/Santa Cruz), Erandir (zagueiro/Fortaleza), Michel Bastos (lateral-esquerdo/Figueirense), Ígor (zagueiro/Fluminense), Ricardinho (atacante/Marília) e Rodrigão (atacante/Santo André).

Técnico: Vinicius Eutrópio, interino.

Possível escalação para a estréia: Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Michel Bastos; Alan Bahia, Cristian, Rodriguinho e Cleverson; Pezzolano e Cleo.

Publicidade

Galo Maringá

Campeão da Série Prata em 2005, o Galo Maringá faz a sua estréia na primeira divisão estadual contra o Atlético. O Galo foi fundado no ano passado, por uma iniciativa de empresários da cidade de Maringá que tem tradição no futebol paranaense. A estréia do Galo será nesta quarta, às 20h30, no Estádio Willie Davids.

Ficha técnica:

Sociedade União Esportiva MaringáFundação: 21/03/2005Estádio: Willie DavidsCapacidade: 15.000 lugaresTítulos estaduais: campeão da Série Prata em 2005

Reforços para 2006: Izaías (zagueiro/Inter de Limeira), Daniel Vicente (zagueiro/Criciúma), Bia (volante/Bragantino), Kullman (volante/Cascavel), Gil (atacante/Adap), Davi (atacante/Anapolina) e Adriano (atacante/Arapongas)

Publicidade

Técnico: Ivair Cenci

Possível escalação para estréia: Paulo Sérgio; Cuca, Peti, César Gaúcho e Maurício; Batata, Carlinhos, Kullman e Renatinho; Marcelo Régis e Mirandinha.

Francisco Beltrão

O Francisco Beltrão se reforçou para o Paranaense 2006, mas ainda é uma incógnita para a torcida, que não sabe se o time brigará pela classificação ou para fugir do rebaixamento. A estréia do "Chico Beltrão" será contra o J. Malucelli, no estádio Anilado. A partida será nesta quarta-feira, às 20h30.

Ficha técnica:

Publicidade

Francisco Beltrão Futebol ClubeFundação: 4/01/1993Estádio: Anilado Capacidade: 8.000 lugaresTítulos estaduais: não tem

Reforços para 2006: Marcelo (zagueiro/Tanabi-SP), Beto (meia/Caxias), Perivaldo (atacante/Náutico), Neto (zagueiro/Botafogo), Baby (atacante/Tanabi-SP), Tião (meia/Londrina) e Adinaldo (zagueiro/Caxias)

Técnico: José Tadeu Martins

Possível escalação para estréia: Jéferson; Neto, Marcelo, Adinaldo e Dida, Wilon, Tião e Beto; Perivaldo, Luisinho Cascavel e Baby.

J. Malucelli

Publicidade

O Malutrom mudou de nome e de uniforme para a disputa do Parananense 2006, a antiga camisa branca com listras verticais em azul foi modificada. Agora o uniforme número 1 terá uma camisa branca com detalhes em verde e vermelho. O J. Malucelli enfrenta o Francisco Beltrão, nesta quarta-feira às 20h30, na primeira rodada do Paranaense. A partida será disputada no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão.

Ficha técnica:

J. Malucelli Futebol S/AFundação: 24/12/1994Estádio: PinhãoCapacidade: 7.000 lugaresTítulos estaduais: não tem

Reforços para 2006: Réferson (zagueiro/Londrina), Corrêa (goleiro/Camboiuense), André Nunes (atacante/Coritiba), Márcio Goiano (zagueiro/Anápolis), Faéco (volante/futebol chinês) e Everton (volante/Moto Clube).

Técnico: Lio Evaristo

Publicidade

Possível escalação para a estréia: Corrêa; Márcio Goiano, Referson, Leandro e Piter; Faeco, Gomes, Altair e Éverton; André Nunes e Marcelo.

Iraty

A principal contratação do Iraty para a disputa do Paranaense 2006 ficará do lado de fora do gramado. Porém, nem por isso será um dos grandes atrativos deste estadual. Fred Rincón, ex-meio da seleção da Colômbia e do Corinthians, foi indicado por Vanderlei Luxemburgo para ser o técnico do Iraty. A diretoria aceitou e Rincón estréia como treinador de futebol. Porém, a primeira rodada será longe da torcida.

A partida entre Iraty e Rio Branco, nesta quinta-feira às 20h30, será disputada em Ponta Grossa, pois o Iraty perdeu um mando de campo pela confusão no jogo contra o Coritiba, no dia 31 de março.

Ficha técnica

Publicidade

Iraty Sport ClubFundação: 21/4/1914Estádio: Coronel Emílio GomesCapacidade: 8.500 lugaresTítulos estaduais: 1 (2002)

Reforços para 2006: Douglas (goleiro/Botafogo-SP), Jéferson (zagueiro/XV de Jaú), Edinaldo (meia/União Bandeirante), Leandro (atacante/Mirassol), Eduardo (atacante/XV de Jaú) e Passos (lateral-direito/Botafogo-SP).

Técnico: Fred Rincón

Possível escalação para a estréia: Douglas; Passos, Jéferson, Negueti e João Paulo; Russo, Cambará e Edinaldo; Eduardo Rato, Leandro e Bruno.

Rio Branco

Publicidade

Representante do litoral paranaense, o Rio Branco se preparou bem para realizar uma boa campanha neste Campeonato Paranaense. Da equipe do ano passado, apenas três jogadores permaneceram no elenco. Ratinho, Baiano e Arminho são os únicos remanescentes da temporada 2005. Com isso, a torcida de Paranaguá vai esperar cautelosa pelo desempenho do Rio Branco neste Paranaense.

Ficha técnica

Rio Branco Esporte ClubeFundação: 13/10/1913Estádio: Nélson Medrado DiasCapacidade: 8.500 lugaresTítulos estaduais: não tem

Reforços para 2006: Baiano (lateral-direito/Caxias), Doriva (meia/Tanabi-SP), Neizinho (atacante/Galo Maringá), Amaral (zagueiro/Tanabi), Cleomir (lateral-esquerdo/Ceará) e Fábio Garcia (meia/Moto Clube).

Técnico: Itamar Bernardes

Publicidade

Possível escalação para a estréia: Vilson; Baiano, Rodrigo, Amaral e Cleomir; Jean, Márcio Doriva e Fábio Garcia; Ratinho e Neizinho.

Cianorte

O Cianorte quer repetir a boa temporada de 2005, quando foi bem no Paranaense e na Copa do Brasil. A estréia do Cianorte será nesta quarta-feira, às 20h30, contra a equipe do Nacional. A partida será em casa, no Estádio Albino Turbay. A principal contratação e atrativo do Cianorte será o atacante da paz. O experiente Sinval (ex-Coritiba e Botafogo entre outros) irá comandar o ataque do Cianorte no Paranaense 2006.

Ficha técnica

Cianorte Futebol ClubeFundação: 13/2/2002Estádio: Albino TurbayCapacidade: 8.000 lugaresTítulos estaduais: não tem

Publicidade

Reforços para 2006: Daniel Marques (lateral-direito/Londrina), Emanuel (volante/Portuguesa-PR), Mikimba (meia/Paysandu), Sinval (atacante/Ituiutaba-MG), Admílson (atacante/Paysandu), Robert (atacante/Portuguesa Londrinense) e Willian (zagueiro/Paysandu).

Técnico: Gílson Kleina

Possível escalação para a estréia: Danilo; Daniel Marques, Alexandre Nunes, William e Ninja; Emanuel, Mikimba, Robert e Fernandinho; Sinval e Admilson.

Nacional

O Nacional faz a sua estréia nesta quarta-feira, contra o Cianorte no estádio Albino Turbay. Com campanhas irregulares, o Nacional tentará somar pontos para conseguir a classificação para a segunda fase do Paranaense 2006. A torcida terá vários jogadores novos para acompanhar nesta temporada.

Publicidade

Ficha técnica:

Nacional Esporte ClubeFundação: 24/04/1947Estádio: Erick GeorgeCapacidade: 8.000 lugaresTítulos estaduais: não tem

Reforços para 2006: João Renato (zagueiro/Cianorte), Carlos Alberto Dias (meia/Operário), Jacozinho (atacante/Tubarão), Kanu (atacante/Cascavel), Nogueira (zagueiro/Roma) e Lucas (lateral-direito/Tubarão)

Técnico: Dirceu de Mattos

Possível escalação para a estréia: Odair; Lucas, Nogueira, João Renato e Léo; Magrão, Marcelo, Carlos Alberto Dias e Jacozinho, Kanu e Eduardo.

Publicidade