A saída de Fernando Alonso da McLaren pode causar uma verdadeira dança das cadeiras na Fórmula-1 em 2008, e faz entrar em ebulição o mercado das especulações sobre o destino do bicampeão. Sem o espanhol, a equipe inglesa tem agora à disposição um cockpit num dos carros que certamente vão lutar pelo título da próxima temporada. E muitas outras mudanças de equipe podem acontecer durante a negociação sobre o futuro de Alonso.

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Por enquanto, poucas equipes já confirmaram suas duplas de pilotos para o próximo ano. Na Ferrari, não há dúvidas: o campeão Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa serão novamente companheiros em 2008 - Massa, que parecia ameaçado por uma possível ida de Alonso para Maranello, anunciou há duas semanas a renovação de contrato .

A BMW também já confirmou sua dupla de pilotos para 2008: Nick Heidfeld e Robert Kubica estão mantidos. A Honda mantém Jenson Button e Rubens Barrichello, e a única mudança possível é uma transferência do brasileiro para a filial Super Aguri.

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Renault e Red Bull, os destinos mais prováveis de Alonso

Duas equipes despontam como candidatas a receber Fernando Alonso. A primeira é a Renault, de onde ele saiu para a McLaren. Assim que percebeu a gravidade da situação do piloto na equipe inglesa, e antevendo que o desfecho poderia ser a rescisão contratual, o dono da Renault, Flávio Briattore, passou a dizer abertamente que a casa estava aberta para o retorno do espanhol.

Recentemente, porém, a Red Bull surgiu como opção para Alonso. Lá, o bicampeão encontraria um orçamento invejável, motores Renault e uma equipe técnica liderada pelo renomado projetista Adrian Newey.

Na Renault, quem está a perigo é o veterano Giancarlo Fisichella, que pode perder seu lugar tanto para Alonso como para o brasileiro Nelsinho Piquet - piloto de testes em 2007, o filho do tricampeão Nelson Piquet está cotado para estrear como titular no próximo ano. O mesmo ocorre na Red Bull, onde o também rodado David Coulthard pode estar com os dias contados.

A Toyota abriu uma vaga graças à aposentadoria de Ralf Schumacher, e chegou a fazer uma oferta tentadora a Alonso, que deve recusar já que tecnicamente a equipe japonesa não parece pronta a lutar pelo título tão cedo.

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Outra equipe com um cockpit vago para 2008 é a Williams, tendo em vista que Alexander Wurz também encerrou a carreira. E o time inglês pode abrir outra vaga caso alguma escuderia rival, inclusive a McLaren, se interesse pelo talentoso Nico Rosberg. Além do filho de Keke Rosberg, outro que pode sonhar com o lugar deixado pelo Alonso é o finlandês Heikki Kovalainen, da Renault. Enfim, está aberta a dança das cadeiras na F-1.