Salvador receberá pela quinta vez uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 17 e 23 de outubro. Será a primeira vez, no entanto, que a cidade sediará, ao mesmo tempo, os torneios masculino e feminino. Em 1996, 97, 98 e 99, as mulheres reinaram na capital baiana. Já no ano passado, foi a vez dos homens. O evento ocorrerá na Praia da Armação.
Entre as mulheres, a disputa começa no dia 17, com a realização do country-cota, e vai até dia 22. A competição masculina começa e termina um dia depois. O torneio principal contará com 32 duplas em cada chave e, embora a lista de participantes ainda não esteja confirmada, algumas das principais parcerias do vôlei de praia internacional estão pré-inscritas. É o caso, por exemplo, dos alemães Reckermann e Dieckmann, dos suíços Heuscher e Kobel e das gregas Karadassiou e Arvaniti.
As duplas brasileiras terão a responsabilidade de repetir, em casa, o ótimo desempenho do país na atual temporada. Em 2005, depois de 11 etapas, o Brasil conquistou 38 medalhas, sendo 12 de ouro. No total, nove diferentes duplas já subiram ao pódio.
As parcerias brasileiras conquistaram todas as medalhas de ouro disputadas em Salvador. Em 96, Mônica Rodrigues e Adriana Samuel ficaram com o título e, nos três anos seguintes, Adriana Behar e Shelda subiram ao lugar mais alto do pódio. Ano passado, no torneio masculino, Ricardo e Emanuel foram os campeões.