O Santos conquistou uma importante vitória neste sábado, ao bater o São Paulo, no Morumbi, por 2 a 1. Com o resultado, o Peixe foi a 51 pontos, subindo para a sexta colocação. Já o São Paulo, que permaneceu com 44 pontos, caiu para a 12ª colocação no Brasileiro. O destaque negativo foi o pequeno público, de apenas 4.607 pagantes, em uma noite chuvosa e fria de sábado em São Paulo.
Na próxima rodada o São Paulo enfrenta o Corinthians, segunda-feira, no Morumbi, na repetição do jogo anulado do dia sete de setembro. Já o Santos vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, em São Januário, na próxima quarta-feira.
Jogo, péssimo no primeiro tempo, melhorou no segundo
O primeiro tempo começou com o São Paulo dominando a partida. O time teve três lances seguidos de perigo, com Danilo e Christian. No maior deles, Christian chutou de fora da área aos quatro minutos de jogo. A bola passou raspando à trave de Mauro. As duas equipes jogavam de forma despretenciosa, com pouco empenho nas jogadas de ataque e muitos erros de passe.
O jogo seguiu morno, sem lances de emoção até os 22 minutos, quando Cicinho cruzou da direita e Christian, desequilibrado, cabeceou para fora. Depois deste lance, a partida voltou a ter um lance de perigo apenas aos 45 minutos, quando Cicinho chutou de fora da área com muito perigo para o gol de Mauro. A bola saiu à esquerda do goleiro, raspando à trave.
No segundo tempo, o São Paulo voltou com Fábio Santos no lugar de Richarlyson, que foi muito mal na primeira etapa. Logo na primeira jogada, Christian perdeu um gol feito após passe de Josué. A conclusão foi feita da marca do pênalti, mas a bola subiu muito e foi para fora. Aos cinco minutos, em cruzamento de Basílio, Renan, tentando desviar a bola de Geílson, marcou contra, fazendo Santos 1 a 0.
Em desvantagem no placar, o São Paulo foi para cima do Santos. Aos 10 minutos, o Tricolor fez uma autêntica blitz na área santista, criando duas chances seguidas de gol, desperdiçadas por Danilo e Cicinho. Aos 14 minutos, Fábio Santos cruzou e Lugano quase fez de cabeça.
Aos 15 minutos, em falta sofrida por Danilo, Rogério Ceni bateu, a bola foi na barreira e, após erro de Cicinho ao dominar a bola no peito, Ricardinho, com muita habilidade, ligou o contra-ataque com Basílio. O atacante, percebendo que Rogério demorou para voltar, tocou para Geílson, que avançou e, apenas com Renan sobre a linha de gol, chutou forte para fazer Santos 2 a 0. Aos 20 minutos, Paulo César cruzou da esquerda e Basílio cabeceou para grande defesa de Rogério Ceni.
Aos 25 minutos, em falta em dois lances de dentro da área do Santos, Cicinho bateu, o goleiro Mauro soltou e Amoroso, de carrinho, diminuiu: São Paulo 1 x 2 Santos. No lance seguinte, após a saída de bola, christian perdeu uma bela oportunidade, chutando por cima do gol do Santos após boa jogada de Thiago Ribeiro.
O gol de Amoroso animou o São Paulo, que partiu em busca do empate. Aos 29 minutos, em jogada ensaiada, Rogério Ceni bateu falta cruzando sobre a área e Christian, de cabeça, mandou para fora. A entrada de Amoroso tornou o São Paulo mais criativo e ofensivo. Aos 35 minutos, Lugano perdeu um gol incrível de dentro da pequena área.