Atual campeão, o Santos teve uma estreia ruim na edição deste ano da Libertadores. Jogando na altitude, o time perdeu de virada para o The Strongest, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O gol da vitória boliviana saiu já aos 45 minutos do segundo tempo, marcado por Ramallo após uma falha da defesa santista em cobrança de escanteio.
Após desbancar o atual campeão, o The Strongest chega aos mesmos três pontos do Inter, que venceu o peruano Juan Aurich na abertura do Grupo 1. Ainda sem pontuar, o Santos volta a jogar pela Libertadores apenas no dia 8 de março, quando faz o duelo brasileiro contra o clube gaúcho e buscará a recuperação.
Para enfrentar os efeitos da altitude de La Paz, que fica a cerca de 3.600 metros acima do nível do mar, a delegação santista desembarcou na capital boliviana poucas horas antes do jogo - estava hospedada em Santa Cruz de la Sierra. E a tática parece ter dado certo: o Santos conseguiu abrir o placar logo no começo. Aos nove minutos, Ganso cobrou falta na área e Henrique aproveitou a bola rebatida para fazer 1 a 0.
Com a vantagem no placar, o Santos ganhou tranquilidade para administrar o jogo. Assim, passou a explorar o contra-ataque, criando algumas chances para ampliar. A melhor delas foi aos 23 minutos, quando Neymar desperdiçou oportunidade incrível após passe de Borges, chegando a finalizar duas vezes, ambas sem sucesso. Mas, do outro lado, a defesa santista mostrava uma certa fragilidade diante das investidas do The Strongest.
A equipe boliviana teve liberdade para atacar em boa parte da etapa inicial e acabou aproveitando a chance que criou aos 33 minutos. Após cruzamento de Parada pelo lado direito, a bola passou por toda a área santista e chegou até Cristaldo, que chutou forte para empatar o jogo. O Santos ainda teve uma boa oportunidade de marcar no primeiro tempo, mas o goleiro Vaca fez a defesa e impediu o gol de Neymar aos 43.
No começo do segundo tempo, o time boliviano tentou pressionar e quase conseguiu a virada com duas boas jogadas do meia Pablo Escobar. Aos nove, ele chutou de fora da área e a bola passou perto da trave, assustando o goleiro santista. E aos 15, cobrou falta colocada para defesa segura de Rafael. Aos poucos, o Santos foi retomando o controle da partida, apostando principalmente nos contra-ataques puxados por Neymar.
Aos 16 minutos, Vaca saiu mal do gol e Neymar quase marcou, mas o zagueiro Ojeda salvou o time da casa. No lance seguinte, Ganso deu lindo passe para Neymar, que chutou cruzado, mandando para fora. A melhor chance santista, porém, veio aos 26, quando Elano recebeu a bola completamente sozinho diante do goleiro e acertou o travessão. No fim, o The Strongest voltou a pressionar e acabou conseguindo a virada no placar.
Aos 42 minutos, Rafael ainda fez uma linda defesa em nova cobrança de falta de Pablo Escobar. Mas o goleiro santista não foi capaz de evitar o gol aos 45. Após cobrança de escanteio, a defesa falhou e deixou Ramallo sozinho para cabecear. Assim, ele marcou 2 a 1 e garantiu a vitória do time boliviano na altitude de La Paz.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França