O Santos estréia na Taça Libertadores 2007, nesta quarta-feira, às 21h45m (horário de Brasília), contra o boliviano Blooming, em Santa Cruz de La Sierra. É a terceira vez consecutiva que o Peixe estréia em Libertadores na Bolívia. Em 2007, é hora do desempate. Nas temporadas anteriores, os confrontos contra bolivianos serviram como testes para goleiros recém-contratados.
Há três anos, a partida foi contra o Jorge Wilstermann e a vitória por 3 a 2 foi construída com dois gols de Basílio e um de Alex. Foi a primeira vez que Doni vestiu a camisa 1 do Alvinegro. Logo foi dispensado.
Em 2005, os brasileiros começaram o torneio com Henao no time. Foi um desastre. O Santos perdeu para o Bolívar por 4 a 3 (dois gols de Deivid e um de Robinho) e o resultado determinou o começo do fim da era Oswaldo de Oliveira no comando da equipe.
Precisamos ser inteligentes. Nem sempre um empate fora é ruim. Temos de ter calma, a catimba é muito grande e a arbitragem é diferente da brasileira raciocina o meia Pedrinho, que deve ser opção de Luxemburgo para o segundo tempo.
A vitória em Santa Cruz de La Sierra pode praticamente sacramentar a passagem santista para a segunda fase. O jogo de volta seria no dia 7 de fevereiro, na Vila Belmiro.