Depois de levar 3 a 0 do Náutico, o Santos se reabilitou no Brasileirão com uma boa vitória sobre o Cruzeiro, por 4 a 2, na noite desta quarta-feira (8), na Vila Belmiro. O movimentado confronto foi marcado pelos primeiros gols de Bill e do jovem Victor Andrade com a camisa santista.
A vitória deu novo fôlego ao time de Muricy Ramalho, que chegou aos 16 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. O Cruzeiro estacionou nos 23 e na oitava colocação da tabela.
Grandes esperanças do Peixe para o futuro, os jovens Felipe Anderson - autor do primeiro gol - e Victor Andrade tiveram bom aproveitamento juntos pela primeira vez. Eles ainda contaram com a marcação e a experiência de Arouca e Adriano no meio de campo.
Com os quatro gols marcados, o time paulista chegou a 13 e deixou o posto de pior ataque da competição. Bahia e Portuguesa, que empataram por 0 a 0 em Salvador, balançaram a rede apenas 12 vezes.
O Cruzeiro teve mais uma atuação apagada de Montillo e Tinga no meio de campo. O desfalque de Willian Magrão, na última hora, contribuiu para as dificuldades do visitante no setor.
O jogo
Reforçado pelos retornos de Adriano e Arouca, o Santos fez um primeiro tempo superior em comparação aos jogos anteriores e se apoiou na boa marcação para sair na frente do Cruzeiro.
Com mais solidez na defesa, o time da casa saiu para o jogo e abriu o placar aos 21 minutos, em bela finalização de Felipe Anderson. Ele encheu o pé de fora da área e acertou no ângulo de Fábio, que chegou a desviar a bola, mas não pôde evitar o gol.
Sem se abalar, o Cruzeiro, que já havia levado perigo com Diego Renan, buscou o empate aos 28. Borges marcou contra seu ex-time ao aproveitar sobra dentro da área, após levantamento de Léo.
Movimentado, o jogo teve seu placar alterado três minutos depois. Depois de jogada rápida de Bill, Leandrinho foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o jovem Victor Andrade só completar. Foi o primeiro gol do atacante de 16 anos pelo Santos.
Depois de ver o Peixe assumir o domínio do jogo no final da primeira etapa, o técnico cruzeirense Celso Roth resolveu fazer mudanças. Trocou Sandro Silva e Wallyson por Charles e Élber, respectivamente.
O time mineiro buscou novamente o empate em lance de bola parada. Ceará bateu falta com categoria, da lateral esquerda, e acertou um belo chute, que encobriu o goleiro Aranha, aos 5 minutos do segundo tempo.
Mas o Santos, sem tirar o pé do acelerador, manteve a correria no meio de campo e não demorou para recuperar a dianteira no marcador. O terceiro gol surgiu em bate-rebate na área, que culminou em toque preciso do zagueiro Durval, quase já no chão, para empurrar a bola para a rede, aos 14.
A equipe da casa garantiu a vitória em rápida arrancada de Bruno Peres pela direita. Ele só rolou para Bill escorar para o gol, aos 32. Assim como Victor Andrade, o centroavante marcou seu primeiro pelo clube.
Na próxima rodada, o Santos vai enfrentar o Atlético-GO, sábado, no Pacaembu. No mesmo dia o Cruzeiro visitar o Bahia.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 x 2 CRUZEIRO
SANTOS - Aranha; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca (David Braz), Leandrinho (João Pedro) e Felipe Anderson (Juan); Victor Andrade e Bill. Técnico: Muricy Ramalho.
CRUZEIRO - Fábio; Ceará, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Charles), Tinga (Everton) e Montillo; Wallyson (Élber) e Borges.Técnico: Celso Roth.
GOLS - Felipe Anderson (S) aos 21/1°, Borges (C) aos 28/1°, Victor Andrade (S) aos 31/1°, Ceará (C) aos 5/2°, Durval (S) aos 14/2° e Bill (S) aos 32/2°.
CARTÕES AMARELOS - Bill e Victor Andrade (S); Charles (C).
CARTÃO VERMELHO - Élber (C).
ÁRBITRO - Rodrigo Nunes Sá (RJ).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião