Depois de levar 3 a 0 do Náutico, o Santos se reabilitou no Brasileirão com uma boa vitória sobre o Cruzeiro, por 4 a 2, na noite desta quarta-feira (8), na Vila Belmiro. O movimentado confronto foi marcado pelos primeiros gols de Bill e do jovem Victor Andrade com a camisa santista.
A vitória deu novo fôlego ao time de Muricy Ramalho, que chegou aos 16 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. O Cruzeiro estacionou nos 23 e na oitava colocação da tabela.
Grandes esperanças do Peixe para o futuro, os jovens Felipe Anderson - autor do primeiro gol - e Victor Andrade tiveram bom aproveitamento juntos pela primeira vez. Eles ainda contaram com a marcação e a experiência de Arouca e Adriano no meio de campo.
Com os quatro gols marcados, o time paulista chegou a 13 e deixou o posto de pior ataque da competição. Bahia e Portuguesa, que empataram por 0 a 0 em Salvador, balançaram a rede apenas 12 vezes.
O Cruzeiro teve mais uma atuação apagada de Montillo e Tinga no meio de campo. O desfalque de Willian Magrão, na última hora, contribuiu para as dificuldades do visitante no setor.
O jogo
Reforçado pelos retornos de Adriano e Arouca, o Santos fez um primeiro tempo superior em comparação aos jogos anteriores e se apoiou na boa marcação para sair na frente do Cruzeiro.
Com mais solidez na defesa, o time da casa saiu para o jogo e abriu o placar aos 21 minutos, em bela finalização de Felipe Anderson. Ele encheu o pé de fora da área e acertou no ângulo de Fábio, que chegou a desviar a bola, mas não pôde evitar o gol.
Sem se abalar, o Cruzeiro, que já havia levado perigo com Diego Renan, buscou o empate aos 28. Borges marcou contra seu ex-time ao aproveitar sobra dentro da área, após levantamento de Léo.
Movimentado, o jogo teve seu placar alterado três minutos depois. Depois de jogada rápida de Bill, Leandrinho foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o jovem Victor Andrade só completar. Foi o primeiro gol do atacante de 16 anos pelo Santos.
Depois de ver o Peixe assumir o domínio do jogo no final da primeira etapa, o técnico cruzeirense Celso Roth resolveu fazer mudanças. Trocou Sandro Silva e Wallyson por Charles e Élber, respectivamente.
O time mineiro buscou novamente o empate em lance de bola parada. Ceará bateu falta com categoria, da lateral esquerda, e acertou um belo chute, que encobriu o goleiro Aranha, aos 5 minutos do segundo tempo.
Mas o Santos, sem tirar o pé do acelerador, manteve a correria no meio de campo e não demorou para recuperar a dianteira no marcador. O terceiro gol surgiu em bate-rebate na área, que culminou em toque preciso do zagueiro Durval, quase já no chão, para empurrar a bola para a rede, aos 14.
A equipe da casa garantiu a vitória em rápida arrancada de Bruno Peres pela direita. Ele só rolou para Bill escorar para o gol, aos 32. Assim como Victor Andrade, o centroavante marcou seu primeiro pelo clube.
Na próxima rodada, o Santos vai enfrentar o Atlético-GO, sábado, no Pacaembu. No mesmo dia o Cruzeiro visitar o Bahia.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 x 2 CRUZEIRO
SANTOS - Aranha; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca (David Braz), Leandrinho (João Pedro) e Felipe Anderson (Juan); Victor Andrade e Bill. Técnico: Muricy Ramalho.
CRUZEIRO - Fábio; Ceará, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Charles), Tinga (Everton) e Montillo; Wallyson (Élber) e Borges.Técnico: Celso Roth.
GOLS - Felipe Anderson (S) aos 21/1°, Borges (C) aos 28/1°, Victor Andrade (S) aos 31/1°, Ceará (C) aos 5/2°, Durval (S) aos 14/2° e Bill (S) aos 32/2°.
CARTÕES AMARELOS - Bill e Victor Andrade (S); Charles (C).
CARTÃO VERMELHO - Élber (C).
ÁRBITRO - Rodrigo Nunes Sá (RJ).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast