Foi no sufoco, mas o Santos conseguiu alegrar sua torcida e sair da zona de rebaixamento neste domingo (29), ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1 na Vila Belmiro, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe passou Palmeiras e Bahia e agora é o primeiro time fora do grupo dos últimos quatro colocados, com 13 pontos. A Macaca continua com 16, na décima colocação.
O Santos não ganhava nem marcava um gol desde a oitava rodada, quando goleou o Grêmio por 4 a 2, também na Vila, na despedida de Neymar antes de se juntar à seleção brasileira para a Olimpíada de Londres.
Ameaçado pela zona do rebaixamento, o Peixe entrou em campo com a obrigação de vencer. Mas a primeira chance de perigo foi da Ponte, com André Luis, que invadiu a área e chutou fraco para fácil defesa de Aranha, que enfrentava seu ex-clube.
O Santos só chegou ao gol da Ponte com perigo aos 10 minutos, com chute por cima de Bill. A equipe da Vila continuou pressionando e, aos 14, Henrique fez tabela com Bill e bateu firme de fora da área para defesa importante de Roberto, que desviou para escanteio.
O jogo ficou truncado, com a Ponte marcando em cima e impedindo as jogadas perigosas do adversário. O time da Vila dominava as ações e, aos 21, Bill tentou de fora da área, mas o chute saiu fraco à esquerda de Roberto. Um minuto depois, em jogada de Henrique, Felipe Anderson pegou rebote da defesa e chutou por cima, sem perigo.
Com volume de jogo, a equipe de Muricy Ramalho criava algumas oportunidades, principalmente com os jovens Felipe Anderson e Victor Andrade, que se movimentavam por todos os setores. Aos 29, Felipe Anderson chutou rasteiro cruzado para boa defesa de Roberto. Aos 32, Henrique, mais uma vez, disparou torto à direita do gol.
Os erros nas finalizações acabaram aos 37 minutos, quando, em passe perfeito de Victor Andrade, de letra, Bruno Peres saiu na cara de Roberto e chutou na diagonal, certeiro, para abrir o marcador.
O Santos aumentou o ritmo para tentar ampliar. Mas a Ponte assustava. Aos 41, Somália tirou tinta da trave de Aranha com um chute perigoso de fora da área. No último lance de perigo do primeiro tempo, Bill concluiu para fora boa jogada de Léo pela esquerda.
Na volta do intervalo, o Santos continuou a buscar outro gol. Victor Andrade, Felipe Anderson e Bill tentavam furar o bloqueio da defesa da Ponte, que esperava encaixar um contra-ataque para igualar a partida.
Aos 18, Victor Andrade arriscou de fora para boa defesa de Roberto. Aos 26, a Macaca tentou surpreender com Somália chutando forte para defesa segura de Aranha.
A Ponte conseguiu travar o time da casa com algumas alterações, entre elas a entrada de Rildo no lugar de André Luis, e impunha um ritmo intenso ao confronto. Aos 33, susto na Vila. Em cobrança de Marcinho, Tiago Alves desviou de Aranha e a bola bateu no travessão e perto da linha. Na sequência, a Ponte voltou a levar perigo em chute de Roger, que Aranha salvou.
Mas aos 37 não teve jeito. Em grande jogada de Rildo, Roger empatou com chute firme no canto esquerdo. O atacante fez seu sétimo gol neste Brasileiro.
Quando parecia que o Santos continuaria na zona da degola, com amplo domínio momentâneo da Ponte, Miralles recebeu livre no meio da área, em falha de marcação da defesa. O argentino controlou a bola e fez seu primeiro gol com a camisa santista. Depois o Santos conseguiu segurar o ímpeto do time de Campinas e manteve o resultado.
O Peixe enfrenta agora o Náutico, no Recife, às 18h30 do próximo domingo, pela 14.ª rodada. A Ponte encara o Cruzeiro, em Belo Horizonte, também às 18h30 de domingo.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 x 1 PONTE PRETA
SANTOS - Aranha; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson (David Braz); Victor Andrade (Miralles) e Bill.Técnico: Muricy Ramalho.
PONTE PRETA - Roberto; Cicinho, Tiago Alves, Gustavo e Uendel; Baraka, Renê Jr. (Caio), Somália e Nikão (Marcinho); André Luis (Rildo) e Roger. Técnico: Gilson Kleina.
GOLS - Bruno Peres (S) aos 37/1º, Roger (P) aos 37/2º e Miralles (S) aos 41/2°.
CARTÕES AMARELOS - Adriano, Henrique, Durval e Arouca (S); Cicinho e Tiago Alves (P).
ÁRBITRO - Paulo César de Oliveira (Fifa-SP).
RENDA - 92.080,00.
PÚBLICO - 4.261 pagantes.
LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião