O São Paulo garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista nesta quinta-feira, com a vitória por 2 a 1 sobre o Guaratinguetá, no Estádio do Morumbi, pela 18ª e penúltima rodada da primeira fase da competição. Washington, autor do segundo gol dos donos da casa, alcançou Keirrison, do Palmeiras, na ponta da artilharia, com 12 gols.
Agora, o time são-paulino briga pelo segundo lugar com o Corinthians, já que chega aos 39 pontos, um a mais que o arquirrival, e pode até superar o líder Palmeiras, que tem 41. A partida contra o São Caetano, no domingo, às 16 horas, que fecha a fase de classificação, servirá para definir a posição final e o próximo adversário.
O último jogo da primeira fase, porém, não é a principal preocupação do São Paulo. O time já está pensando no confronto das semifinais. Dos sete jogadores que estavam pendurados com dois cartões amarelos, cinco conseguiram receber o terceiro e não jogam no fim de semana em Presidente Prudente: Rodrigo, André Dias, Jean, Hernanes e Jorge Wagner. Faltaram Dagoberto e Richarlyson.
O jogo
Para ver o time ganhar do Guaratinguetá os cerca de 13 mil torcedores são-paulinos tiveram de ter paciência. Não que o adversário tenha criado grandes problemas - veio para jogar na defesa, apostando nos contra-ataques rápidos. O problema dos visitantes é ter apenas um atacante, Wellington Amorim, que finalizou poucas vezes.
Os torcedores precisaram de paciência com o excesso de cautela do time e, principalmente, com os erros de Dagoberto. No primeiro tempo o atacante colecionou ótimas chances perdidas. Poderia ter marcado o primeiro gol do jogo aos 16, aos 27, aos 30 e aos 38 minutos. Em todas recebeu a bola de frente para o gol defendido por Fernando, mas chutava para fora ou facilitava a defesa do adversário.
Quando Washington já reclamava e ameaçava tentar resolver sozinho, Dagoberto conseguiu desencantar. Aos 43 minutos, Jorge Wagner lançou, a dupla de zaga do Guaratinguetá errou ao tirar a bola e o atacante chutou com precisão na saída do goleiro, rasteiro, para marcar o primeiro do São Paulo.
Por ironia, no que seria o último lance da etapa inicial, o São Paulo se complicou. Numa bola cruzada na área, Washington, que estava ajudando a marcação, cometeu falta ao colocar a mão na bola. Pênalti marcado. Nenê cobrou com categoria e empatou aos 47 minutos.
Na volta do segundo tempo, o time anfitrião fez valer a melhor condição e assumiu de vez o domínio da bola. Com tranquilidade e rapidez, chegou ao gol da vitória. Aos nove minutos, Hernanes cruzou em cobrança de falta, na lateral-esquerda, e Washington se redimiu, ao subir mais que o marcador Edson Rocha para cabecear e garantir a vitória.
Na próxima rodada, o Guaratinguetá vai enfrentar o Oeste, em casa, no domingo, às 16 horas, no encerramento da sua participação no campeonato.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião