Para quem passa próximo ao Parque do Anhembi, em São Paulo, não tem como imaginar que ali será disputada a primeira etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy, no próximo dia 14. À primeira vista, a situação é caótica, ainda mais levando-se em consideração os 19 dias que restam até os carros andarem pela primeira vez na pista de rua paulistana.
Passado o Carnaval, a organização da corrida começou a trabalhar pesado, em ritmo frenético. Caminhões com areia e asfalto, operários por todos os cantos e muita poeira. É assim que está o Anhembi após a passagem das escolas de samba. Um imenso canteiro de obras, que só deve ficar pronto quatro dias antes do treino livre, no dia 13 (um sábado).
Por enquanto, a parte do circuito que mais merece atenção dos construtores é a área destinada aos boxes. Pelo menos três empresas trabalham forte para deixar perfeito o espaço que servirá para abrigar os mais de 20 carros esperados para a corrida. Serão usados 40 caminhões de concreto só na área do pit Lane.
"Só hoje (segunda-feira) foram 10 caminhões de concreto", explicou o senhor João, encarregado por esta parte da obra. "A gente espera terminar, no máximo, até quinta-feira. Depois vai ser a vez do pessoal cobrir com piche".
Outra questão que a organização começou a agilizar no último domingo é o isolamento da pista. Serão mais de 10 mil metros de ferro moldado servindo de guardrail e a mesma quantidade de alambrados de proteção. Nesta segunda, na avenida Olavo Fontoura, já houve trabalho.
"Primeiro estamos colocando essa proteção, depois vamos subir os postes para fixar o alambrado. É a segurança para o caso de voar uma roda, um pneu ou algo assim", explicou Lázaro Tomaz de Aquino, da Streck Metal, empresa designada para a função.
Por causa do tipo de montagem da pista, que terá 4.180 metros, o trânsito só deverá ser fechado dois dias antes da corrida. O prazo para a instalação dos alambrados é de 152 dias, mas Lázaro conta que "será possível entregar tudo pronto antes".
No 1,5km da reta dos Bandeirantes, na pista local da Marginal Tietê, resta muito para ser feito. O asfalto antigo no local já foi raspado, mas espera para a receber o novo piso nesta semana. Nesta segunda, cerca de 15 caminhões lotados de asfalto estavam prontos para entrar em ação.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião