Um tabu que dura há quase quatro anos anima o clássico entre São Paulo e Corinthians, neste domingo, dia 11 de fevereiro, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Enquanto o Tricolor pretende continuar reinando em cima do rival, após 11 jogos invictos (são 12 se contar o jogo anulado pelo STJD, apitado por Edílson Pereira de Carvalho, envolvido no escândalo do apito), o Timão promete acabar com a soberania do adversário. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Globo-SP e o Premiére 4 do Sportv.
Apesar da vantagem nos últimos confrontos, atualmente São Paulo estão iguais em números de pontos no Campeonato Paulista (15). Mas o Timão leva a vantagem no número de vitórias (cinco a quatro) e no saldo de gols (11 a 8). Assim, a equipe do Parque São Jorge está na terceira colocação, com o Tricolor ficando em quarto. Atualmente os rivais estariam classificados para as semifinais da competição.
No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho faz mistério na escalação da equipe. O zagueiro André Dias, após cumprir suspensão, e o atacante Aloísio, recuperado de lesão muscular, retornam ao time titular. Souza, Ilsinho e Borges, machucados, estão fora de combate.
A tendência é que o Tricolor atue com três zagueiros: Alex Silva, André Dias e Miranda. Já Lenilson, apesar de ter feito dois gols na vitória por 3 a 0 diante do São Bento (assista ao vídeo com os melhores momentos da partida), na última quarta-feira, no Morumbi, deve retornar ao banco de reservas. Josué e Fredson ficarão na marcação, com Hugo na armação, e Leandro e Aloísio no ataque.
- Não faço parte do tabu que envolve São Paulo e Corinthians. Disputei apenas um clássico e não me preocupo com números ou estatísticas afirma Muricy Ramalho.
São 11 jogos sem vitórias no clássico, quase quatro anos de jejum. Pelo profissional do Corinthians, nenhum jogador do atual elenco venceu o rival. Os atletas e o técnico Emerson Leão admitem que o tabu incomoda, principalmente, aos torcedores.
- No início da semana eu estava saindo daqui (Parque São Jorge) e um cara gritou "tem que ganhar domingo". Eu disse que ainda tinha o jogo da quinta-feira (contra o Rio Claro), mas ele nem deu bola afirma Leão.
Para quebrar o jejum, o Timão conta com um talismã, o meia Willian. O garoto, que tem grande chance de ser titular no clássico, jamais perdeu para o rival nas categorias de base. Foram seis jogos e seis vitórias.
O atacante Nilmar, que ainda aprimora a forma física, não deve ser aproveitado no jogo. O mesmo deve acontecer com o o lateral Eduardo Ratinho e o atacante Jean. Marcos Tamandaré, apresentado oficialmente nesta sexta-feira, deve ficar no banco.
- O São Paulo tem 20% de favoritismo porque joga em casa, mas não será surpresa se o Corinthians ganhar afirma Leão, satisfeito com a goleada por 5 a 0 diante do Rio Claro, na última quinta-feira, no Pacaembu.
Confira a lista dos 11 (ou 12) jogos de invencibilidade do São Paulo:
1) São Paulo 2 x 1 Corinthians Morumbi Brasileiro 15/6/032) São Paulo 3 x 0 Corinthians Morumbi Brasileiro 12/10/033) São Paulo 1 x 0 Corinthians Morumbi Paulista 15/2/044) São Paulo 1 x 1 Corinthians Morumbi Brasileiro 30/5/045) São Paulo 0 x 0 Corinthians Morumbi Brasileiro 19/9/046) São Paulo 1 x 0 Corinthians Morumbi Paulista 27/2/057) São Paulo 5 x 1 Corinthians Pacaembu Brasileiro 8/5/058) São Paulo 3 x 2 Corinthians Morumbi Brasileiro 7/9/05 (anulado pelo STJD)9) São Paulo 1 x 1 Corinthians Morumbi Brasileiro 24/10/0510) São Paulo 2 x 1 Corinthians Morumbi Paulista 12/3/0611) São Paulo 3 x 1 Corinthians Rio Preto Brasileiro 7/5/0612) São Paulo 0 x 0 Corinthians Morumbi Brasileiro 10/9/06
SÃO PAULO X CORINTHIANS
Local: MorumbiHorário: 16h (de Brasília)Árbitro: Paulo César de OliveiraAuxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto
SÃO PAULORogério Ceni; Alex Silva (Lenilson), Miranda e André Dias; Reasco, Josué, Fredson, Hugo e Jadilson; Leandro e AloísioTécnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANSMarcelo; Marinho, Betão e Marquinhos; Rosinei, Marcelo Mattos, Magrão, Roger e Elton; Wilson e William (Arce)Técnico: Emerson Leão
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF