A boa fase continua. O brasileiro Flávio Saretta estreou com vitória no ATP de Buenos Aires, nesta terça-feira, na Argentina. Número 133 do mundo, o paulista superou o tcheco Lukas Dlouhy, 118º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Com o resultado, Saretta está garantido na fase de grupos do ATP portenho e enfrentará o argentino Agustín Calleri (29º) e o espanhol Albert Montañés (75º).
A fórmula de disputa do torneio de Buenos Aires é um tanto incomum, e faz parte dos testes que a ATP faz para implantar de vez o sistema round robin (de grupos) no Circuito Mundial. Nele, 16 tenistas disputam a primeira rodada, no sistema tradicional, de eliminatória simples. Os oito vencedores, caso de Saretta, vão à fase de grupos.
Nesta segunda etapa, Saretta e os demais sete ganhadores encontram-se com os 16 tenistas mais bem ranqueados inscritos no torneio. Pelo ranking, ganham o direito de não precisar disputar a primeira rodada.
Na fase de grupos, os tenistas são divididos em oito, e jogam entre si dentro de cada chave. O campeão de cada grupo avança às quartas-de-final. Daí em diante, o torneio volta a ser disputado em eliminatória simples, como nos eventos tradicionais.