Tricolores

Reforço – Começou a treinar ontem com o elenco paranista o zagueiro Ricardo, de 22 anos, que pertence ao empresário gaúcho Ivo Santa Lúcia, o mesmo que negociou Josiel com o Tricolor no início do ano. Ele já passou pelo Inter de Santa Maria, onde atuou com o artilheiro do Brasileiro, Internacional e Rio-grandense, antes de chegar a Curitiba há cerca de três meses. O jogador, que assinou contrato até o fim do Paranaense de 2008, vinha trabalhando fisicamente com a equipe de juniores na Vila Olímpica.

Preocupação – O gerente social e de marketing do Paraná, Luiz Carlos Casagrande, o Casinha, sofreu um infarto na madrugada de ontem e está internado na UTI do Hospital da Cruz Vermelha, onde terá de permanecer em observação por 48 horas antes de ir para um quarto e poder receber visitas.

CARREGANDO :)

Pela primeira vez, o técnico Saulo de Freitas vai mexer na base que montou no Paraná. Serão provavelmente quatro alterações para o jogo de domingo contra o Santos: duas por iniciativa do treinador, uma por suspensão e a outra por contusão. Chance para Lima no ataque; Adriano e Giuliano no meio-de-campo; e Toninho ou Daniel Marques na defesa.

À exceção do jovem meia Giuliano, que começará jogando pela primeira vez desde que subiu para os profissionais, os outros quatro vivem situações semelhantes: foram titulares em determinados momentos da temporada, passaram ao segundo plano por causa de lesões ou declínio técnico e reaparecem em um momento decisivo. Diante da nova chance, eles preferem não remoer os motivos que os fizeram perder espaço no elenco.

Publicidade

"Não posso ficar pensando no que passou. Se o treinador me colocar mesmo desde o início, tenho que entrar e ajudar. De preferência fazendo gols", discursou o atacante Lima, que atuou com mais freqüência no Paranaense e na Libertadores. No Brasileiro, viu Vandinho, Vinícius Pacheco e Jéfferson se revezarem como companheiros de ataque de Josiel.

Saulo pretende escalá-lo no lugar do volante Batista para tornar o time mais ofensivo. Ele formaria a dupla de frente com o artilheiro do campeonato, com Vandinho recuado para atuar no setor de armação, ao lado de Giuliano – que já foi confirmado na vaga de Róbson.

O volante Adriano deve herdar a vaga de Goiano, que sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e dificilmente vai se recuperar a tempo. Ele trará para o time a experiência de quem cansou de enfrentar o Peixe em 2007.

"Será o meu quinto jogo contra eles. Conheço bem o trabalho do Vanderlei (Luxemburgo) e sei que vêm com tudo para assegurar a vaga na Libertadores. Temos de marcar forte e não deixá-los sequer respirar", afirmou o jogador, que era titular na derrota do primeiro turno, na Vila Belmiro, e já havia encontrado o Santos três vezes no Paulista, defendendo o Bragantino – derrota na primeira fase e dois empates nas semifinais.

Na zaga, a dúvida sobre quem será o substituto de Nem, suspenso, é entre Daniel Marques e Toninho. O primeiro parecia fora dos planos de Saulo depois de uma contusão na região cervical e problemas extra-campo, enquanto o outro havia voltado recentemente a compor o banco de reservas.

Publicidade

"Agora temos de mostrar que o elenco do Paraná é forte. Seja quem for escalado, tem de provar que está em condições de ajudar a tirar o time desta situação delicada", cobrou Toninho.