São Paulo (AE) "Em primeiro lugar, eu ganhei os títulos por mim mesmo. Eu venci as corridas, não os outros para mim. Rubens ajudou nas conquistas dos campeonatos de construtores." A afirmação é de Michael Schumacher. Ontem, na entrevista programada pela Shell, o piloto alemão da Ferrari respondeu até com certa rispidez sobre a eventual ajuda do brasileiro na vitória de seus cinco mundiais pela equipe italiana.
"Acreditamos que Felipe Massa não fará menos do que Rubens. É jovem, certo, necessitará de todo o nosso suporte para se desenvolver, mas mostrou como piloto de testes da equipe ter grande potencial", revelou Schumacher. A convivência com outro brasileiro não será problema para o alemão: "Eu o conheço já há dois anos."
Massa começará a testar para a Ferrari tão logo os treinos sejam liberados, no fim de novembro. Fará pelo menos 5 mil quilômetros de testes até estrear em corrida, provavelmente no GP da Malásia de 2006, a etapa de abertura da temporada 2006.
Com 14 anos de Fórmula 1, milionário e sete vezes campeão do mundo, Schumacher falou do que o mantém estimulado para continuar correndo. "Tenho 36 anos, mas meu cérebro e corpo dizem outra coisa. Vivo para lutar, experimentei tempos difíceis na Ferrari, sem títulos, e estou pronto para lutar de novo por eles", avisou. "Sinto-me como um menino que ama o que faz, vivendo sua paixão, que é a Fórmula 1. Enquanto eu for competitivo permanecerei aqui."
Desde 2000, Schumacher conquistou tudo. Vem de cinco títulos seguidos. Venceu impressionantes 84 GPs. O segundo nesse ranking é o francês Alain Prost, com suas distantes 51 vitórias.
Mas neste ano, Schumacher ganhou apenas uma vez, nos Estados Unidos, diante de 13 na última temporada, e ainda foi em condições bem particulares: só havia seis carros na pista. "Já terminei em primeiro várias corridas em que não havia adversário algum. Em Indianápólis, ao menos eu e Rubens lutamos bastante, foi um conquista bem apertada", lembrou.
Ao contrário de Fernando Alonso, o alemão não acredita em mudanças radicais na hierarquia das equipes em 2006, quando a maior alteração do regulamento será a substituição do motor V-10 para um menor, V-8. "Quem vence é o conjunto chassi, motor e pneus, não só o motor", falou Schumacher. "Pode ser que a confiabilidade do motor determine maior ou menor capacidade de um time. A McLaren, este ano, dispõe claramente do melhor carro mas irá perder o campeonato por esse motivo."
Por fim, Schumacher abordou a questão dos pilotos com talento mas sem possibilidades de expô-lo. "Em geral os pilotos de talento acabam se achando. Se observarmos o histórico de Raikkonen e Alonso, veremos que eles desde as primeiras categorias demonstraram grande potencial."
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